Pela ordem durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio aos posicionamentos do Partido Podemos. Críticas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e à possível instalação da CPI do Ministério da Educação (MEC) às vésperas das eleições.

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Combate a Epidemias e Pandemias, Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade, Educação, Eleições e Partidos Políticos, Governo Federal:
  • Elogio aos posicionamentos do Partido Podemos. Críticas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e à possível instalação da CPI do Ministério da Educação (MEC) às vésperas das eleições.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2022 - Página 27
Assuntos
Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
Outros > Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade
Política Social > Educação
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, PARTIDO POLITICO, PODEMOS (PODE), CRITICA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), ENTENDIMENTO, OBJETIVO, CAMPANHA ELEITORAL, COMISSÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), PERIODO, APROXIMAÇÃO, ELEIÇÕES, INVESTIGAÇÃO, POSSIBILIDADE, DESVIO, RECURSOS FINANCEIROS, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE).

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE. Pela ordem.) – Eu queria, primeiramente, colocar que o Podemos é um partido altamente inclusivo. Estou desde o início do mandato aqui. Não fui eleito pelo Podemos, mas, graças à Liderança, ao desapego, ao desprendimento do Senador Alvaro Dias, eu entrei no partido, logo na eleição para Presidente do Senado. E o que ele falou é a mais pura verdade: é um partido que dá essa liberdade, como o Kajuru vai ter, e é uma posição dele que a gente respeita. Eu acho que a regra, Senador Acir Gurgacz, da boa convivência é o respeito.

    Agora, tem um detalhe, e eu quero manifestar publicamente a minha posição sobre essa CPI. Eu participei, durante seis meses, todos os dias, Senador Izalci, mesmo sem ser membro titular estava lá presente, eu participei daquela CPI da Pandemia, que, com todo respeito a quem pensa diferente, foi um palanque eleitoreiro da pior qualidade.

    Senador Rafael Tenório, eu sou um Parlamentar que anda nas ruas: eu vou à feira, vou ao mercado. Pessoas de esquerda, de direita, de centro, contra o Governo, a favor do Governo ficaram enojadas com o que aconteceu. Isso foi agora, faz quanto tempo? Menos de um ano. Fazer uma CPI agora, às vésperas da eleição, há 100 dias da eleição?! Isso é uma coisa que é jogar contra o País, não é questão de oposição.

    Então, quero só deixar claro que eu sou contra CPI, seja a da Petrobras, que o Governo quer, seja a do MEC, que a Oposição quer, porque as instituições no Brasil funcionam com independência: CGU, Polícia Federal...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE) – ... Ministério Público. Todo mundo está trabalhando nesse caso e eu acho que as pessoas com fome, com uma inflação no teto, com desemprego, e o Senado se rebaixar a esse papel de fazer jogo de política, de projeto de poder de grupos ...

    Eu tenho a convicção de que o Senador Rodrigo Pacheco vai ter sabedoria, discernimento e não vai fazer este Senado passar essa vergonha, essa antecipação de uma eleição que está batendo na porta do povo brasileiro.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2022 - Página 27