Discussão durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 2, de 2023, que "Escolhe o Senhor Johnathan Pereira de Jesus para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União, nos termos do inciso II do § 2º do art. 73 da Constituição Federal".

Autor
Mecias de Jesus (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/RR)
Nome completo: Antônio Mecias Pereira de Jesus
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Poder Legislativo:
  • Discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 2, de 2023, que "Escolhe o Senhor Johnathan Pereira de Jesus para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União, nos termos do inciso II do § 2º do art. 73 da Constituição Federal".
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2023 - Página 19
Assunto
Organização do Estado > Poder Legislativo
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, INDICAÇÃO, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CONGRESSO NACIONAL, ESCOLHA, NOME, AUTORIDADE, CARGO PUBLICO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).

    O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Vanguarda/REPUBLICANOS - RR. Para discutir.) – Presidente Rodrigo Pacheco, Sras. e Srs. Senadores, a satisfação de ocupar esta tribuna neste dia tão especial encheria qualquer ser humano de intensa felicidade.

    O primeiro motivo é que hoje é o meu aniversário. Agradeço muito a Deus por permitir que eu possa comemorar esta data em meio a tantos amigos e amigas queridas que construí ao longo da minha vida.

    O segundo motivo está ligado à pauta que vamos analisar em instantes, que é a confirmação do PDL 02, de 2023, originário da Câmara Federal, que aprovou o nome do meu filho, Deputado Federal Jhonatan de Jesus, para compor o Tribunal de Contas da União.

    Conto com a deferência e o voto de cada um dos Senadores e Senadoras aqui presentes. Com fé em Deus, essa aprovação será o maior presente que eu poderia receber em minha vida. Deus já me deu muito, me honrou com muitas vitórias e conquistas, mas certamente, Presidente Pacheco, essa marcará minha vida para sempre.

    Sou um homem humilde, nordestino do interior do Maranhão, que foi abraçado e muito amado pelo povo de Roraima. E, na lista de coisas boas que a vida me concedeu, em primeiro lugar está a minha família. Sou pai de nove filhos e filhas, dos quais o Deputado Federal Jhonatan de Jesus é o primogênito.

    Jhonatan foi uma criança abençoada, que se tornou um homem digno e honrado. Formado em Medicina e concluindo o mestrado em Gestão Pública, tem conhecimento do funcionamento da administração pública, orçamento, finanças e legislação. Foi por quatro vezes eleito Deputado Federal, estando na história como um dos mais atuantes Parlamentares do meu querido Estado de Roraima.

    Em meados de 2022, quis o destino e as boas relações de amizades construídas no Congresso Nacional que Jhonatan tivesse o seu nome apresentado pelo Presidente do nosso partido, o Republicanos, o meu amigo e irmão Marcos Pereira, como candidato à vaga que seria aberta com a aposentadoria da Ministra Ana Arraes.

    Rapidamente essa ideia se consolidou, ganhou corpo e foi materializada como uma das maiores votações para a eleição, na Câmara, de um futuro ministro do Tribunal de Contas da União.

    Fiz chegar ao conhecimento de cada um dos Senadores e Senadoras o currículo e todas as certidões vigentes em nosso país, comprovando que Jhonatan é habilitado para tão importante função e não responde a nenhum processo em nenhuma das instâncias da Justiça brasileira.

    Neste momento, tenho muito a agradecer, mas não encontro palavras para falar da gratidão a Deus, ao povo de Roraima, aos amigos e às amigas que tenho aqui no Senado Federal, Presidente Pacheco, Presidente Davi, Lucas Barreto, tantos outros Senadores e Senadoras aqui presentes, para não ter que citar o nome aqui de todos.

    Presidente da Câmara, Arthur Lira, Deputado Marcos Pereira, Deputados Federais, que aprovaram na Casa irmã o nome de Jhonatan, e todos aqueles que desde o início acreditaram na realização deste sonho, tenham certeza de que Jhonatan exercerá as funções com seriedade e galhardia, honrando as duas votações no Congresso Nacional, honrando os votos e a confiança de todos aqueles que se tornarão avalistas de sua indicação. A sua chegada ao TCU inaugurará uma nova fase naquela Corte, com um gabinete aberto para ouvir e orientar os gestores públicos, que, às vezes, esbarram na burocracia, no desconhecimento das leis e das regras que fundamentam um projeto, um processo e não conseguem executá-los, trazendo prejuízos à melhoria de vida do nosso povo.

    Tenham certeza, Sras. e Srs. Senadores, de que terão, no futuro ministro, um representante deste Congresso Nacional no TCU, que saberá orientá-los em suas demandas, assim como será imparcial em suas análises e julgamentos, sempre priorizando critérios técnicos fundamentados em nossa legislação.

    Como falei no princípio, hoje é o meu aniversário, e se já estou feliz por estar com saúde e entre amigos e amigas, mais feliz estarei com a aprovação do nome do meu filho, Deputado Federal Jhonatan de Jesus, como Ministro do Tribunal de Contas da União. Caro Senador Weverton, caro Plínio, colegas, amigos e amigas, os senhores sabem do orgulho de um pai, do orgulho de uma família que trabalhou tanto para que as coisas pudessem dar certo na vida. E hoje, no meu aniversário, é o melhor presente que posso receber na vida.

    Muito obrigado, Presidente.

    Ouço o Senador Weverton, nosso querido amigo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2023 - Página 19