Como Relator durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2260, de 2019, que "Institui o Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira."

Autor
Zenaide Maia (PSD - Partido Social Democrático/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Como Relator
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2260, de 2019, que "Institui o Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira."
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2023 - Página 57
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • RELATOR, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, DIA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, PROMOÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, DEFICIENCIA, SURDO, CEGO.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN. Como Relatora.) – Sr. Presidente, colegas Senadores e todos que estão nos assistindo, quero parabenizar Eduardo. Foi meu colega quatro anos e, juntamente com minha amiga e Senadora Mara Gabrilli, a gente teve uma defesa muito grande das pessoas com deficiência.

    Surdocegueira... O que é que a gente observa?

    Como vamos precisar e já estamos à sociedade brasileira devendo, tecnologias assistivas para esse povo, porque, se você é cego, mas tem o braile, tem outras tecnologias. E o surdo, nós temos a janela de libras.

    Eu costumo dizer que uma sociedade, um país que não consegue incluir suas pessoas com deficiência, quem está deficiente é esse país, até porque a gente sabe que, se tiver acessibilidade física, você chega a qualquer lugar. Aquilo deixa de ser uma falta de inclusão para você.

    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, eu sei que não é surdo-cegueira, mas tem turmas formadas em letras, libras e língua portuguesa, 29 alunos graduados, porque estão tendo a oportunidade. Não se consegue entender como é que ainda tem alguma coisa, porque as pessoas que têm surdez reclamam que deveria ter a janela de libras em tudo que tivesse para elas verem. Entendeu? Já existe a lei, mas é a dificuldade.

    Estou vendo aqui no Plenário que a gente não está tendo a janela de libras, e eles procuram, é uma população muito grande.

    Parabéns para Eduardo Barbosa, que é esse grande homem, e parabéns para todos nós, que estamos aprovando um dia para dar visibilidade ao povo brasileiro de que existem centenas de brasileiros e brasileiras que apresentam surdo-cegueira, são surdos-cegos e que precisam do apoio de tecnologias assistivas. E que este Congresso aprove a lei e comece a cobrar.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2023 - Página 57