Discussão durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2839, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos".

Autor
Zenaide Maia (PSD - Partido Social Democrático/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Saúde:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2839, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos".
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2023 - Página 76
Assunto
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, INCENTIVO, DOAÇÃO, ORGÃO HUMANO, IMPLEMENTAÇÃO, UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, DEFINIÇÃO, OBJETIVO, ESTRATEGIA.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN. Para discutir.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, colegas Senadoras, quero dizer o seguinte: o Brasil é um dos países que mais conseguem fazer transplantes de órgãos. Isso quer dizer que se fala da solidariedade do povo brasileiro. E eu quero parabenizar esse projeto de lei porque vem dar visibilidade à importância que tem se doar um órgão e salvar vidas. Muitas vezes, um doador doa córneas, rins, coração, pulmão e até fígado.

    E nisso eu sigo a linha de Veneziano: nós não temos o direito de deixar qualquer dúvida de que aquilo que – parte do corpo humano – é doado por brasileiros e brasileiras para salvar vidas do seu povo... isso, sim, temos que incentivar, e não deixar nenhuma dúvida. É importante esse projeto de lei para dar visibilidade e mostrar para a população brasileira que não tem perigo de comercialização de órgãos do nosso povo.

    Então, quero parabenizar aqui o Relator, o Deputado, e dizer que a orientação já é "sim", Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2023 - Página 76