Presidência durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Presidência sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2333, de 2022, que "Institui a Política Nacional de Educação para o Emprego."

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Educação Profissionalizante:
  • Presidência sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2333, de 2022, que "Institui a Política Nacional de Educação para o Emprego."
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2024 - Página 18
Assunto
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Matérias referenciadas
Indexação
  • PRESIDENCIA, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, EDUCAÇÃO, EMPREGO, OBJETIVO, OFERTA, CURSOS, PROGRAMA, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, TECNOLOGIA, ENSINO MEDIO, ENSINO SUPERIOR, COMPETENCIA, PODER PUBLICO, MAPEAMENTO, VAGA, MERCADO DE TRABALHO, AUSENCIA, MÃO DE OBRA, QUALIFICAÇÃO, ELABORAÇÃO, PLANO NACIONAL, COOPERAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, DADOS, ORGÃOS, FEDERAÇÃO.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Eu quero parabenizar V. Exa. pelo discurso nas duas vertentes, tanto na questão da reforma tributária quanto na questão da educação, a importância, a relevância que esse tema encerra no momento em que nós vivemos, nesta quadra da história aqui do nosso país.

    E alinhando-me a V. Exa., eu quero também dizer que nós apresentamos o PL 2.333, em 2022, que trata especificamente do projeto de nacionalização da educação e do emprego, porque nós sabemos que como V. Exa., com uma precisão quase cirúrgica, explicou a dificuldade que nós temos, na verdade, de mão de obra qualificada, principalmente na área técnica, nós, lá no nosso estado, lá no Norte do país, acima da Linha do Equador, temos tido problemas seriíssimos com a capacitação de técnicos para ser contratados por aquelas empresas que estão se instalando ali, com especialidade na área de informática, na área de mecânica quântica, porque algumas empresas estão trabalhando também nesse segmento, porque nós não temos, na verdade, essa mão de obra qualificada e direcionada, não é?

    E agora, em 2024, em junho, vence o PNE (Plano Nacional de Educação) e tem que ser apresentado um novo plano para a educação profissionalizante. Então, esperamos que esse projeto que tramita na Comissão de Educação possa avançar para que nós possamos também dar a nossa parcela de colaboração nessa área tão importante.

    Continuando a lista dos oradores inscritos, convido o Senador Flávio Dino, do PSB do Maranhão, para ocupar a tribuna. V. Exa. dispõe de 20 minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2024 - Página 18