Pela ordem durante a 166ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios ao Senador Flávio Arns pela defesa da educação especial. Considerações sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 845, de 2025. Comentários sobre visita à Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Estado do Ceará. Reconhecimento da contribuição do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, para a alteração do Decreto nº 12.686, de 2025, que que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Direitos Humanos e Minorias, Educação, Educação Básica, Pessoas com Deficiência:
  • Elogios ao Senador Flávio Arns pela defesa da educação especial. Considerações sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 845, de 2025. Comentários sobre visita à Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Estado do Ceará. Reconhecimento da contribuição do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre, para a alteração do Decreto nº 12.686, de 2025, que que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2025 - Página 51
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Política Social > Educação
Política Social > Educação > Educação Básica
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, SENADOR, FLAVIO ARNS, DEFESA, ENSINO ESPECIAL, COMENTARIO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, SUSTAÇÃO, DECRETO EXECUTIVO, PLANO NACIONAL, EDUCAÇÃO, PESSOA COM DEFICIENCIA, RECONHECIMENTO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, REGISTRO, VISITA, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), SOCIEDADE PESTALOZZI DO BRASIL (SPB), ESTADO DO CEARA (CE), CRITICA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Presidente, Senador Davi Alcolumbre, Senador Flávio Arns, essa vitória é a vitória do Parlamento brasileiro, a vitória da boa vontade, a vitória do bom senso.

    O serviço que as APAEs, as Pestalozzis fazem, Senadora Tereza Cristina, é algo de a gente incentivar. Elas chegam aonde o Estado não chega. Elas têm a blindagem eleitoral, muitas vezes, nas emendas que a gente manda, e tem que ser assim mesmo. É um trabalho humanitário, de dedicação, que começou com o amor dos próprios pais.

    Então, Presidente, eu tenho que parabenizá-lo. Nós temos muitas divergências, às vezes, em alguns embates. Nunca com relação à pessoa, jamais. Mas o senhor se dedicou de corpo e alma a uma causa justa, nessa das APAEs e das Pestalozzis. Eu quero parabenizá-lo, porque eu sei que sem o seu apoio, talvez demoraria muito para isso acontecer, ou talvez nem conseguiríamos.

    Então, Senador Flávio Arns, o senhor, como Líder de nós aqui, Senadores, desses 54 que assinaram esse seu PDL, eu fui um deles, quero dizer que o senhor dá um sopro de esperança e de alívio. Eu estive, esse final de semana, no Ceará, no interior, visitando a Apae inclusive. E a gente percebe como a angústia estava grande, porque a gente já teve um precedente, Senador Jorge Seif, que foi muito negativo no passado, recentemente, Senadora Damares, da descontinuação, um nome bonito, mas eles acabaram com as escolas cívico-militares a partir do MEC deste Governo Lula, do Ministro Camilo Santana. Acabaram com o incentivo às escolas cívico-militares, que davam um retorno fantástico. Dentro do próprio MEC, tinha o embasamento de ambiente escolar melhorado, de resultados melhorados, tudo das escolas cívico-militares. Eles acabaram por ideologia e iam fazer a mesma coisa com as APAEs, com as Pestalozzis.

    E graças a essa união, que fez a força, nós conseguimos essa vitória agora, e eu quero parabenizar, Senador Flávio Arns, o senhor pela sua dedicação. E eu sei que o senhor ficou noites sem dormir.

    Parabenizo o Diogo, que foi um gigante, assim como todos os assessores dos Senadores que se envolveram.

    Parabenizo o Presidente Davi Alcolumbre por essa vitória do Parlamento brasileiro.

    Que Deus abençoe o Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2025 - Página 51