PRESIDENTE: (VAGO)

VICE-PRESIDENTE: (VAGO)


Tipo: Conselho do Senado Federal

Ato de criação: (Resolução do Senado Federal nº 34, de 2013)

Sobre a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill

A Comenda Dorina Nowill é entregue, anualmente, a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil.

A escolha dos vencedores é realizada por um Conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal. 

Em 2017, a 3ª edição da Comenda será entregue durante Sessão Especial destinada à comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no plenário do Senado Federal.

Sobre Dorina Nowill 

Dorina de Gouvêa Nowill perdeu a visão aos 17 anos de idade, mas nunca deixou que a deficiência interrompesse a sua carreira profissional.

Em uma época em que livros em Braille eram raros, ela continuou os estudos e formou-se como professora primária. Posteriormente, continou seus estudos na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

Foi Presidente do então "Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos", hoje "União Mundial dos Cegos". Criou a Fundação Dorina Nowill, voltada para ajudar deficientes visuais em todo o Brasil. Dorina faleceu em São Paulo em 2010, aos 91 anos.