PRESIDENTE: Senador Paulo Paim - PT /RS


Tipo: Conselho do Senado Federal

Ato de criação: (Resolução do Senado Federal nº 42, de 2010, regulamentada pelo Ato da Comissão Diretora nº 07, de 2011)

Programa Jovem Senador

 

Sobre o Programa Jovem Senador (Acesse aqui o site)

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos de lei de autoria dos jovens senadores e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. As proposições aprovadas terão tratamento de sugestões legislativas no Senado Federal e podem inclusive ser transformadas em lei (Veja aqui os projetos de lei de autoria dos jovens senadores).