Projeto de Lei Complementar n° 2, de 2022

Autoria: Senador Izalci Lucas (PSDB/DF)

Assunto: Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços

Ementa: Altera a Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021, para dispor sobre o enquadramento dos startups, mecanismos de fomento à inovação e de estímulo à performance em startups, e dá outras providências.

O que é
O projeto propõe alterar a lei, que trata do Marco Legal das Startups (empresas inovadoras e com grande potencial de crescimento). O objetivo é melhorar os critérios para definir o que é uma startup, criar novas formas de apoio, como financiamentos à inovação, e incentivar o desempenho dessas empresas. A proposta inclui mudanças nas regras entre sócios, relativas aos impostos e nas que envolvem os direitos e deveres dos trabalhadores, além de introduzir benefícios em impostos e novas regras para investimentos em startups.
O que diz o autor
As possíveis consequências desse projeto são diversas:
- Para as startups: haverá conjunto de regras mais favorável, com acesso facilitado à entrada de dinheiro de apoiadores e criação de novas ideias, produtos ou serviços.
- Para os investidores, especialmente os investidores-anjo (pessoas físicas que colocam dinheiro em startups em troca de participação futura: haverá maior clareza e proteção nas regras e novas modalidades de investimento, sem a necessidade de se tornarem sócios.
- Para o governo: a proposta permitirá a contratação de novas tecnologias ou serviços de forma mais ágil e eficiente, ajudando a resolver problemas públicos com ferramentas modernas.
- Para as empresas que têm obrigações de investimento em pesquisa e desenvolvimento: haverá a possibilidade de cumprir essas obrigações investindo em startups, o que pode acelerar redes de pessoas e empresas trabalhando com novas tecnologias.
- Para os trabalhadores das startups: haverá novas regras trabalhistas que podem tornar mais fáceis contratações e pagamentos.
- Para a população em geral, a proposta pode resultar em mais empregos que exigem maior conhecimento ou habilidades e no desenvolvimento de novas tecnologias que melhorem a qualidade de vida."
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Relator atual:
Senadora Ana Paula Lobato
Último local:
20/04/2023 - Comissão de Assuntos Sociais
Último estado:
14/08/2024 - MATÉRIA COM A RELATORIA

Participe

3 2
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2025-05-23 às 11:07

Identificação:
PLP 2/2022
Autor:
Senador Izalci Lucas (PSDB/DF)
Data:
07/02/2022
Descrição/Ementa
Altera a Lei Complementar nº 182, de 1º de junho de 2021, para dispor sobre o enquadramento dos startups, mecanismos de fomento à inovação e de estímulo à performance em startups, e dá outras providências.
Local:
Plenário do Senado Federal
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
07/02/2022
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Encaminhado à publicação, em 07/02/2022. | Veja a tramitação
Identificação:
Relatório Legislativo
Autor:
Senadora Ana Paula Lobato (PDT/MA)
Data:
04/07/2024
Descrição/Ementa
Relatório PLP 2/2022
Local:
Comissão de Assuntos Sociais
Ação Legislativa:
Recebido o Relatório da Senadora Ana Paula Lobato, com voto favorável ao Projeto, com uma emenda que apresenta. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
20/04/2023 Publicado no DSF Páginas 158 - DSF nº 58
Às CAS, CAE e CCT.
08/02/2022 Publicado no DSF Páginas 26-41 - DSF nº 4
Encaminhado à publicação, em 07/02/2022.
Data de Leitura:
07/02/2022
Despacho:
19/04/2023
Motivação:
Leitura da Matéria
Providência legislativa:
  • Análise - Tramitação sucessiva, Instrução da matéria
    • SF-CAS - Comissão de Assuntos Sociais
    • SF-CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
    • SF-CCT - Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática
Relatoria:
CAS - (Comissão de Assuntos Sociais):
  • Senadora Ana Paula Lobato (encerrado em 31/01/2024 - Retorno do titular)
  • Senadora Ana Paula Lobato
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, ENQUADRAMENTO, STARTUP, REQUISITOS, SANÇÃO, CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTARIA, ATO ILICITO, OBTENÇÃO, BENEFICIO, ADAPTAÇÃO, ESTATUTO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, CRITERIOS, INVESTIMENTO, PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGICA, FOMENTO, INOVAÇÃO, INCENTIVO, EMPREENDEDORISMO, AMPLIAÇÃO, POSSIBILIDADE, DEDUÇÃO, IMPOSTO DE RENDA, OPÇÃO, SISTEMA INTEGRADO DE PAGAMENTO DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES DAS MICROEMPRESAS E DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (SIMPLES), HIPOTESE, INCENTIVO FISCAL, TECNOLOGIA, AUTORIZAÇÃO, CONTRATAÇÃO, EMPREGADO, CONTRATO, EXPERIENCIA, PRAZO DETERMINADO
14/08/2024
CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Em reunião realizada em 14/08/2024, a matéria foi retirada de pauta. Matéria encaminhada à Relatora, Senadora Ana Paula Lobato, para reexame do relatório.
12/08/2024
CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Situação:
INCLUÍDA NA PAUTA DA REUNIÃO
Ação:
Matéria constante da Pauta da 26ª Reunião da Comissão de Assuntos Sociais, agendada para o dia 14/08/2024.
04/07/2024
CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Situação:
PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Ação:
Recebido o Relatório da Senadora Ana Paula Lobato, com voto favorável ao Projeto, com uma emenda que apresenta.
Relatório Legislativo
26/02/2024
CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Ação:
Distribuído à Senadora Ana Paula Lobato, para emitir relatório.
Nova designação de relatoria realizada em virtude do retorno da Senadora ao mandato, em 21/02/2024.
10/05/2023
CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Distribuído à Senadora Ana Paula Lobato, para emitir relatório.
20/04/2023
CAS - Comissão de Assuntos Sociais
Situação:
AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
Ação:
Matéria aguardando distribuição.
19/04/2023
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
MATÉRIA DESPACHADA
Ação:
Às CAS, CAE e CCT.
Publicado no DSF Páginas 158 - DSF nº 58
21/12/2022
PLEN - Plenário do Senado Federal
Ação:
A proposição continua a tramitar, nos termos do art. 332 do Regimento Interno.
07/02/2022
PLEN - Plenário do Senado Federal
Ação:
Encaminhado à publicação, em 07/02/2022.
Publicado no DSF Páginas 26-41 - DSF nº 4
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 06/12/2024 20:46