Projeto de Lei Complementar n° 199, de 2023
Autoria: Senador Marcos do Val (PODEMOS/ES)
Assunto: Administração Pública > Transparência e Governança Públicas, Organização do Estado > Fiscalização e Controle > Controle Interno
Ementa: Estabelece normas gerais nacionais relativas à natureza, funções e processos do sistema de controle interno previsto nos arts. 31, 70 e 74 da Constituição Federal.
- Para os órgãos públicos, haverá a necessidade de implementar e seguir normas e processos de controle interno mais rigorosos, o que pode aumentar a transparência e a eficiência na gestão dos recursos.
- Para os gestores e servidores públicos, a proposta exigirá maior responsabilidade e prestação de contas, além de promover a integridade e a prevenção de conflitos de interesse.
- Para os órgãos de controle externo, como Tribunais de Contas, a proposta facilitará a fiscalização e o monitoramento das ações governamentais, promovendo uma maior integração com os sistemas de controle interno.
- Para a sociedade, a medida pode resultar em uma administração pública mais transparente e eficiente, com melhor aplicação dos recursos públicos e maior acesso à informação, fortalecendo o controle social.
Situação Atual Em tramitação
- Último local:
- 28/09/2023 - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
- Último estado:
- 28/09/2023 - AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
- Identificação:
- PLP 199/2023
- Autor:
- Senador Marcos do Val (PODEMOS/ES)
- Data:
- 25/09/2023
- Descrição/Ementa
- Estabelece normas gerais nacionais relativas à natureza, funções e processos do sistema de controle interno previsto nos arts. 31, 70 e 74 da Constituição Federal.
- Local:
- Plenário do Senado Federal
- Ação Legislativa:
- Autuado o Projeto de Lei nº 199/2023 (Complementar). O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
- Identificação:
- Avulso inicial da matéria
- Autor:
- Senado Federal
- Data:
- 25/09/2023
- Descrição/Ementa
- -
- Local:
- Plenário do Senado Federal
| Data | Documento oficial | Ação legislativa |
|---|---|---|
| 29/09/2023 | Publicado no DSF Páginas 59 - DSF nº 169 | A matéria vai à CCJ, à CAE e à CTFC. |
| 26/09/2023 | Publicado no DSF Páginas 65-101 - DSF nº 166 | Autuado o Projeto de Lei nº 199/2023 (Complementar). O projeto vai à publicação. |
- Despacho:
- 28/09/2023
- Motivação:
- Decisão da Presidência
- Providência legislativa:
-
- Análise - Tramitação sucessiva, Instrução da matéria
- SF-CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
- SF-CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
- SF-CTFC - Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor
- Análise - Tramitação sucessiva, Instrução da matéria
- Indexação:
- CRIAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, NORMAS, CRITERIOS, FUNCIONAMENTO, PROCEDIMENTO, PROCESSO ADMINISTRATIVO, CONTROLE INTERNO, ADMINISTRAÇÃO DIRETA, ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, DEFINIÇÃO, OBJETIVO, INSTRUMENTO, SISTEMA, ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, PRESTAÇÃO DE CONTAS, FISCALIZAÇÃO, CONTRATO, CONTABILIDADE, PATRIMONIO, ATUAÇÃO, EMPRESA PUBLICA, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA
- 28/09/2023
- CCJ - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
- Situação:
- AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
- Ação:
- Matéria aguardando distribuição.
- 28/09/2023
- PLEN - Plenário do Senado Federal
- Situação:
- MATÉRIA DESPACHADA
- Ação:
- A matéria vai à CCJ, à CAE e à CTFC.
- Publicado no DSF Páginas 59 - DSF nº 169
- 25/09/2023
- PLEN - Plenário do Senado Federal
- Situação:
- AGUARDANDO DESPACHO
- Ação:
- Autuado o Projeto de Lei nº 199/2023 (Complementar). O projeto vai à publicação.
- Publicado no DSF Páginas 65-101 - DSF nº 166
- PLP 199/2023
Opine sobre esta matéria