Projeto de Lei Complementar n° 74, de 2025

Autoria: Senador Marcio Bittar (UNIÃO/AC)

Assunto: Organização do Estado > Fiscalização e Controle > Controle Externo, Política Social > Previdência Social > Previdência Complementar

Ementa: Altera a Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre a relação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas e suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar, e dá outras providências, para estabelecer a obrigatoriedade de aprovação pelo Senado Federal dos presidentes da diretoria executiva e dos membros do conselho deliberativo de entidades fechadas de previdência complementar, representantes da União, de suas autarquias, fundações, sociedades de economista mista e de outras entidades públicas.

O que é
O projeto propõe alterar a lei que regula a relação entre a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas entidades com as entidades fechadas de previdência complementar. A proposta visa tornar obrigatória a aprovação pelo Senado Federal dos presidentes da diretoria executiva e dos membros do conselho deliberativo dessas entidades, quando representarem a União e suas entidades.
O que diz o autor
As possíveis consequências desse projeto são diversas:
- Para as entidades fechadas de previdência complementar, haverá um processo mais rigoroso de nomeação, com a necessidade de aprovação pelo Senado, o que pode aumentar a transparência e a responsabilidade na escolha dos dirigentes.
- Para o Senado Federal, a proposta aumenta suas responsabilidades, exigindo que avalie e aprove os indicados para cargos de liderança nessas entidades.
- Para a União e suas entidades, a medida pode garantir que os recursos públicos investidos em previdência complementar sejam geridos por pessoas com competência comprovada, potencialmente melhorando a gestão desses fundos.
- Para os trabalhadores que contribuem para esses fundos, a proposta pode aumentar a confiança na gestão dos recursos destinados à sua aposentadoria.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
01/04/2025 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
01/04/2025 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

0 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2025-12-29 às 11:19

Identificação:
PLP 74/2025
Autor:
Senador Marcio Bittar (UNIÃO/AC)
Data:
01/04/2025
Descrição/Ementa
Altera a Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre a relação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas e suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar, e dá outras providências, para estabelecer a obrigatoriedade de aprovação pelo Senado Federal dos presidentes da diretoria executiva e dos membros do conselho deliberativo de entidades fechadas de previdência complementar, representantes da União, de suas autarquias, fundações, sociedades de economista mista e de outras entidades públicas.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 74/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
01/04/2025
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 74/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
02/04/2025 Publicado no DSF Páginas 311-314 - DSF nº 44
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 74/2025. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, OBRIGATORIEDADE, APROVAÇÃO, SENADO, NOMEAÇÃO, PRESIDENTE, DIRETORIA EXECUTIVA, MEMBROS, CONSELHO, DELIBERAÇÃO, ENTIDADE FECHADA, PREVIDENCIA COMPLEMENTAR, REPRESENTAÇÃO, PATROCINIO, UNIÃO FEDERAL, AUTARQUIA, FUNDAÇÃO, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA
01/04/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 74/2025. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 311-314 - DSF nº 44
PLP 74/2025
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 09/04/2025 10:46