Projeto de Lei Complementar n° 150, de 2025

Autoria: Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR)

Assunto: Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Micro e Pequenas Empresas, Economia e Desenvolvimento > Tributos, Economia e Desenvolvimento > Tributos > Desoneração Fiscal

Ementa: Restabelece o tratamento tributário equitativo para os Microempreendedores Individuais (MEI) e para as Microempresas (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), optantes pelo Simples Nacional.

O que é
A proposta estabelece um tratamento tributário mais justo para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que optam pelo Simples Nacional. Ela garante a essas empresas reduções de alíquotas de tributos sobre produtos alimentícios e operações com regimes diferenciados.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- Garantia de que MEIs, Microempresas e EPPs tenham acesso a reduções de alíquotas, promovendo justiça fiscal e desoneração do consumo de bens essenciais.
- Fortalecimento do empreendedorismo, especialmente para MEIs, que são fundamentais para a economia e geração de empregos no Brasil.
- Promoção da equidade de gênero, já que muitas mulheres lideram pequenos negócios.
- Estímulo ao crescimento econômico, permitindo que pequenos negócios invistam e expandam suas atividades.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
16/07/2025 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
16/07/2025 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

0 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2025-12-26 às 05:41

Identificação:
PLP 150/2025
Autor:
Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR)
Data:
16/07/2025
Descrição/Ementa
Restabelece o tratamento tributário equitativo para os Microempreendedores Individuais (MEI) e para as Microempresas (MEI) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), optantes pelo Simples Nacional.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 150/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
16/07/2025
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 150/2025. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
17/07/2025 Publicado no DSF Páginas 681-686 - DSF nº 115
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 150/2025. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, DIREITOS, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, SISTEMA INTEGRADO DE PAGAMENTO DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES DAS MICROEMPRESAS E DAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (SIMPLES), REDUÇÃO, ALIQUOTA, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), VENDA, PRODUTO, ALIMENTAÇÃO, REGIME DIFERENCIADO, REGIME TRIBUTARIO
16/07/2025
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei Complementar nº 150/2025. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 681-686 - DSF nº 115
PLP 150/2025
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 22/09/2025 12:29