Projeto de Lei n° 150, de 2026

Autoria: Senadora Soraya Thronicke (PODEMOS/MS)

Assunto: Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes, Meio Ambiente > Proteção aos Animais, Meio Ambiente > Crimes e Infrações Ambientais

Ementa: Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), e a Lei nº 9.605, de 1998, para dispor sobre avaliação psicológica obrigatória.

O que é
A proposta estabelece a obrigatoriedade de avaliação psicológica para pessoas que cometem maus-tratos graves ou repetidos contra animais. Essa avaliação pode incluir acompanhamento terapêutico, especialmente para adolescentes, como parte das medidas socioeducativas.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- Identificação de distúrbios comportamentais em pessoas que maltratam animais, o que pode indicar risco social elevado.
- Intervenção especializada para adolescentes, ajudando no desenvolvimento moral e emocional.
- Fortalecimento do caráter educativo e preventivo das sanções, promovendo uma resposta estatal mais eficaz e humanizada.
- Rompimento de ciclos de agressividade, contribuindo para a prevenção da violência e proteção integral das pessoas envolvidas.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
03/02/2026 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
03/02/2026 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

6 9
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-07-31 às 20:01

Identificação:
PL 150/2026
Autor:
Senadora Soraya Thronicke (PODEMOS/MS)
Data:
03/02/2026
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), e a Lei nº 9.605, de 1998, para dispor sobre avaliação psicológica obrigatória.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 150/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
03/02/2026
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 150/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
04/02/2026 Publicado no DSF Páginas 368-371 - DSF nº 2
Autuado o Projeto de Lei nº 150/2026. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, DETERMINAÇÃO, AUTORIDADE JUDICIARIA, AVALIAÇÃO PSICOLOGICA, HIPOTESE, CRIME, GRAVIDADE, MAUS-TRATOS, ANIMAL, IMPOSIÇÃO, TRATAMENTO DE SAUDE, REQUISITOS, PROGRESSÃO, REGIME PENITENCIARIO, EXTINÇÃO, PENA. ALTERAÇÃO, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, DETERMINAÇÃO, AUTORIDADE JUDICIARIA, AVALIAÇÃO PSICOLOGICA, CRIANÇA, ADOLESCENTE, HIPOTESE, ATO INFRACIONAL, GRAVIDADE, MAUS-TRATOS, ANIMAL, ACOMPANHAMENTO, TRATAMENTO DE SAUDE
03/02/2026
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 150/2026. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 368-371 - DSF nº 2
PL 150/2026
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 09/06/2026 12:02