Projeto de Lei n° 2897, de 2026

Autoria: Senadora Leila Barros (PDT/DF)

Assunto: Economia e Desenvolvimento > Tributos, Política Social > Desporto e Lazer, Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social

Ementa: Altera a Lei nº 14.073, de 14 de outubro de 2020, para estabelecer que a utilização de recursos oriundos de loterias no pagamento de parcelas de acordo de transação tributária celebrado por organizações esportivas se estende por toda a vigência do respectivo acordo.

O que é
A proposta permite que organizações esportivas continuem utilizando até 20% dos recursos recebidos das loterias para pagar parcelas de acordos de transação tributária durante todo o período de vigência desses acordos. Atualmente, há controvérsia sobre a possibilidade de manter essa utilização após o encerramento do estado de calamidade pública da Covid-19.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- As organizações esportivas poderão continuar pagando suas dívidas tributárias com recursos de loterias, mesmo após o fim do estado de calamidade pública.
- A medida busca evitar que essas organizações enfrentem dificuldades financeiras por falta de outras fontes de recursos para cumprir os acordos.
- A proposta visa esclarecer a interpretação da lei, garantindo que o uso dos recursos de loterias seja permitido enquanto os acordos estiverem ativos.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
08/06/2026 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
08/06/2026 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

0 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-07-20 às 21:02

Identificação:
PL 2897/2026
Autor:
Senadora Leila Barros (PDT/DF)
Data:
08/06/2026
Descrição/Ementa
Altera a Lei nº 14.073, de 14 de outubro de 2020, para estabelecer que a utilização de recursos oriundos de loterias no pagamento de parcelas de acordo de transação tributária celebrado por organizações esportivas se estende por toda a vigência do respectivo acordo.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 2897/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
08/06/2026
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 2897/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
09/06/2026 Publicado no DSF Páginas 63-66 - DSF nº 84
Autuado o Projeto de Lei nº 2897/2026. O projeto vai à publicação.
Indexação:
ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, MEDIDA DE EMERGENCIA, AUXILIO FINANCEIRO, SETOR, ESPORTE, PERIODO, CALAMIDADE PUBLICA, EPIDEMIA, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), POSSIBILIDADE, INSTITUIÇÃO ESPORTIVA, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), COMITE BRASILEIRO DE CLUBES (CBC), AUSENCIA, VINCULAÇÃO, FUTEBOL, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, LOTERIA, PAGAMENTO, PARCELA, TRANSAÇÃO, TRIBUTOS, PRAZO, DURAÇÃO, VIGENCIA, ACORDO
08/06/2026
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 2897/2026. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 63-66 - DSF nº 84
PL 2897/2026
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 15/06/2026 19:30