Projeto de Lei n° 3210, de 2026

Autoria: Senador Confúcio Moura (MDB/RO)

Assunto: Administração Pública > Agentes Públicos > Servidores Públicos, Política Social > Educação

Ementa: Institui a Indenização de Localidade de Difícil Fixação e de Fronteira para os ocupantes de cargo efetivo em exercício em Instituições Federais de Ensino nos casos que especifica.

O que é
A proposta estabelece uma indenização para servidores públicos federais que trabalham em Instituições Federais de Ensino localizadas em regiões de fronteira, na Amazônia Legal ou em áreas classificadas como de difícil fixação. Essa indenização é destinada a compensar as dificuldades enfrentadas nessas localidades e será paga por dia de trabalho efetivo.
O que diz o autor
As possíveis consequências da proposta incluem:
- Atração e retenção de servidores qualificados em regiões remotas e de difícil acesso, como a Amazônia Legal e áreas de fronteira.
- Melhoria no funcionamento das Instituições Federais de Ensino nessas regiões, contribuindo para o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades territoriais.
- Fortalecimento da presença do Estado em áreas estratégicas, promovendo a continuidade das atividades acadêmicas e reduzindo a rotatividade de servidores.
Gerado por inteligência artificial com revisão humana, a partir do Texto Inicial.

Situação Atual Em tramitação

Último local:
18/06/2026 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
Último estado:
18/06/2026 - AGUARDANDO DESPACHO

Participe

0 0
SIM NÃO
Compartilhe

Resultado apurado em 2026-08-20 às 09:37

Identificação:
PL 3210/2026
Autor:
Senador Confúcio Moura (MDB/RO)
Data:
18/06/2026
Descrição/Ementa
Institui a Indenização de Localidade de Difícil Fixação e de Fronteira para os ocupantes de cargo efetivo em exercício em Instituições Federais de Ensino nos casos que especifica.
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 3210/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Identificação:
Avulso inicial da matéria
Autor:
Senado Federal
Data:
18/06/2026
Descrição/Ementa
-
Local:
Plenário do Senado Federal
Ação Legislativa:
Autuado o Projeto de Lei nº 3210/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
Data Documento oficial Ação legislativa
19/06/2026 Publicado no DSF Páginas 148-153 - DSF nº 92
Autuado o Projeto de Lei nº 3210/2026. O projeto vai à publicação.
Indexação:
CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, INDENIZAÇÃO, LOCALIDADE, FRONTEIRA, DIFICULDADE, FIXAÇÃO, Amazônia Legal, BENEFICIARIO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, OCUPANTE, CARGO EFETIVO, INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, MAGISTERIO, TECNICO DE EDUCAÇÃO, VALOR, CALCULO, PROPORCIONALIDADE, JORNADA DE TRABALHO, PROIBIÇÃO, ACUMULAÇÃO, VANTAGENS PECUNIARIAS
18/06/2026
PLEN - Plenário do Senado Federal
Situação:
AGUARDANDO DESPACHO
Ação:
Autuado o Projeto de Lei nº 3210/2026. O projeto vai à publicação.
Publicado no DSF Páginas 148-153 - DSF nº 92
PL 3210/2026
Avulso inicial da matéria
Última atualização de dados legislativos: 25/06/2026 18:00