Projeto de Lei n° 5273, de 2026
Autoria: Senador Angelo Coronel (REPUBLICANOS/BA)
Assunto: Economia e Desenvolvimento > Política Fundiária e Reforma Agrária, Política Social > Proteção Social
Ementa: Institui a Política Permanente de Reparação e Sustentabilidade do Sistema Itaparica, estabelece prazo para a regularização fundiária e a transferência dos projetos de irrigação, e dá outras providências.
- A regularização fundiária e a titulação dos lotes poderão ser concluídas em até 24 meses, resolvendo pendências históricas.
- A Chesf terá obrigações financeiras e operacionais claras, com penalidades em caso de descumprimento.
- O governo poderá custear investimentos necessários para a sustentabilidade dos sistemas de irrigação, garantindo energia, manutenção e assistência técnica.
- A União terá um impacto financeiro limitado, já que a Chesf será responsável por parte dos custos, e o orçamento federal cobrirá apenas o que for necessário.
- A proposta busca resolver dívidas de energia elétrica, evitando cortes e garantindo a continuidade do fornecimento.
Situação Atual Em tramitação
- Último local:
- 02/09/2026 - Plenário do Senado Federal (Secretaria Legislativa do Senado Federal)
- Último estado:
- 02/09/2026 - AGUARDANDO DESPACHO
- Identificação:
- PL 5273/2026
- Autor:
- Senador Angelo Coronel (REPUBLICANOS/BA)
- Data:
- 02/09/2026
- Descrição/Ementa
- Institui a Política Permanente de Reparação e Sustentabilidade do Sistema Itaparica, estabelece prazo para a regularização fundiária e a transferência dos projetos de irrigação, e dá outras providências.
- Local:
- Plenário do Senado Federal
- Ação Legislativa:
- Autuado o Projeto de Lei nº 5273/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
- Identificação:
- Avulso inicial da matéria
- Autor:
- Senado Federal
- Data:
- 02/09/2026
- Descrição/Ementa
- -
- Local:
- Plenário do Senado Federal
- Ação Legislativa:
- Autuado o Projeto de Lei nº 5273/2026. O projeto vai à publicação. | Veja a tramitação
- Indexação:
- CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA PUBLICA, CARATER PERMANENTE, REPARAÇÃO, SUSTENTABILIDADE, SISTEMA, GARANTIA, CONTINUIDADE, CONDIÇÕES DE TRABALHO, VIDA, POPULAÇÃO, DESLOCAMENTO, REASSENTAMENTO, IMPLANTAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, BARRAGEM, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), CARACTERIZAÇÃO, PROGRAMA ESPECIAL, NATUREZA INDENIZATORIA, RESPONSABILIDADE, UNIÃO FEDERAL, COMPANHIA HIDROELETRICA DO SÃO FRANCISCO (CHESF), DIREITOS, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, OPERAÇÃO, PROJETO, IRRIGAÇÃO, CONSEQUENCIA, DESCUMPRIMENTO, PRAZO, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, CUSTEIO, INVESTIMENTO, DESPESA, CUMPRIMENTO, OBRIGAÇÕES, QUITAÇÃO, DIVIDA, ENERGIA ELETRICA, FONTE, FINANCIAMENTO
- 02/09/2026
- PLEN - Plenário do Senado Federal
- Situação:
- AGUARDANDO DESPACHO
- Ação:
- Autuado o Projeto de Lei nº 5273/2026. O projeto vai à publicação.
- PL 5273/2026
- Avulso inicial da matéria
Opine sobre esta matéria