Núcleo de Modernização da Informação Legislativa
Atribuições regulamentares
1. Planejar, supervisionar e controlar as atividades de modernização do processo legislativo, de acordo com a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico, em articulação com o órgão responsável pela tecnologia da informação no Senado Federal;
2. Participar da definição dos parâmetros técnicos para produção, tramitação, uso, avaliação e armazenamento de documentos eletrônicos do Processo Legislativo, em conformidade com a Política Geral de Indexação, Classificação e Catalogação do Senado Federal;
3. Definir normas e regulamentos relacionados ao uso dos bancos de dados e sistemas legislativos do Senado Federal e do Congresso Nacional;
4. Propor o aprimoramento dos processos de trabalho existentes;
5. Manter a documentação relativa aos procedimentos internos e processos de trabalho dos Órgãos da Secretaria-Geral da Mesa;
6. Supervisionar o controle da qualidade dos registros nos bancos de dados e nos sistemas legislativos;
7. Informar às áreas alimentadoras dos sistemas quanto à existência de erros e inconsistências nos registros efetuados;
8. Propor a adoção de termos controlados no âmbito do processo legislativo eletrônico.
Contato
Ramais 5902/2789/4563 Email: nmil@senado.gov.br
Produtos e Serviços
- Modernização do processo legislativo:
- Definição das necessidades de desenvolvimento de novos aplicativos para o processo legislativo eletrônico;
- Acompanhamento do desenvolvimento de soluções tecnológicas junto ao PRODASEN;
- Realização de testes de homologação de soluções tecnológicas em desenvolvimento pelo PRODASEN;
- Proposição das adequações necessárias para o pleno funcionamento dos sistemas legislativos;
- Gerenciamento e priorização das demandas de adequações de sistemas legislativos junto ao PRODASEN;
- Coordenação do trabalho de desenvolvimento do portal de Atividade Legislativa do Senado Federal;
- Elaboração de plano de comunicação no lançamento de novas soluções tecnológicas;
- Realização de treinamentos de usuários dos sistemas legislativos, com apoio do ILB;
- Desenvolvimento de peças gráficas para divulgação e treinamento de sistemas legislativos;
- Modernização dos diários, avulsos e da ordem do dia.
- Elaboração e controle da política de perfis de acesso aos sistemas legislativos.
- Mapeamento de processos e sugestão de adequações de seus registros nos sistemas legislativos.
- Design e manutenção da documentação relativa aos procedimentos internos e processos de trabalho dos Órgãos da Secretaria Geral da Mesa:
- Proposição de técnicas e de design para a nova WIKI legislativa;
- Desenvolvimento de design de material gráfico institucional da Secretaria de Informações Legislativas e suas coordenações;
- Elaboração de material de comunicação interna para a SINFLEG e SGM;
- Elaboração de capas e sugestões de design para o Relatório Anual da Presidência e a Resenha Mensal do Senado Federal
- Realização de atendimento de 2º nível aos usuários dos sistemas legislativos;
- Realização das medidas necessárias para correção de erro e inconsistências nos registros legislativos.