Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Registro sobre kits para exames referentes ao Novo Coronavírus (COVID-19), e elogio ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, bem como a todos os profissionais da área da saúde, empenhados no combate e na contenção da pandemia.

Alerta sobre o risco referente às exportações de commodities, uma vez que, em razão da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), a sociedade brasileira necessitará desses itens básicos.

Autor
Vanderlan Cardoso (PSD - Partido Social Democrático/GO)
Nome completo: Vanderlan Vieira Cardoso
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Registro sobre kits para exames referentes ao Novo Coronavírus (COVID-19), e elogio ao Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, bem como a todos os profissionais da área da saúde, empenhados no combate e na contenção da pandemia.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Alerta sobre o risco referente às exportações de commodities, uma vez que, em razão da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), a sociedade brasileira necessitará desses itens básicos.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2020 - Página 47
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Matérias referenciadas
Indexação
  • REGISTRO, APARELHAMENTO, EXAME, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), ELOGIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), CLASSE PROFISSIONAL, SAUDE PUBLICA.
  • REGISTRO, EXPORTAÇÃO, AGROPECUARIA, CARNE, FRANGO, SUINO, MILHO, SOJA, CAUTELA, NECESSIDADE, PRODUTO, CONSUMO, BRASIL.

    O SR. VANDERLAN CARDOSO (PSD - GO. Para discursar.) – Senador Anastasia, que está presidindo esta Sessão, Diretora-Geral do Senado, meus agradecimentos ao Prodasen, ao Bandeira, aos profissionais da saúde, à imprensa, ao Relator, o Senador Weverton. Meus cumprimentos a todos os Senadores, Senadoras, ao nosso amigo, Prisco Bezerra, que está positivo, ao Nelsinho Trad, ao Senador Davi, nosso Presidente. Desejo pronto restabelecimento, assim como a todos aqueles que estão enfermos com o coronavírus.

    O meu voto é "sim" – tivemos problema na conexão.

    Eu queria, Sr. Presidente, aproveitar esta oportunidade, em rápidas palavras para dizer que nós precisamos, sim, dos kits para fazer os exames. Os profissionais da saúde estão empenhados. Parabenizo o Ministro Mandetta por esse empenho, juntamente com todos os profissionais, pela maneira como estão levando esse caso do coronavírus.

    Eu queria fazer um alerta aqui, Sr. Presidente. Com essa multidão, milhões e milhões de pessoas que estão em casa, Sr. Presidente, nós temos que ter um sério cuidado com as nossas exportações de commodities, Sr. Presidente. Não está bem clara à população brasileira a quantidade de carne, de frango, de suínos, de milho, de soja que está sendo exportada, e, pelo que eu estou sabendo, a quantidade está muito grande, enorme. Com essa quantidade de pessoas, Sr. Presidente, Srs. Senadores, que está em casa, nós vamos precisar desses itens básicos no nosso País. Quero fazer isso em forma de alerta, porque, pela informação que nós temos, o mundo está comprando esses produtos, e a base da alimentação do brasileiro vem do milho, da soja, das carnes. Então, nós precisamos ter um zelo com isso.

    Quero aqui me dirigir à nossa Ministra Tereza, pedindo a ela um zelo e um cuidado, a nossa competentíssima Ministra, a também ao nosso Presidente Jair Bolsonaro, para que olhe isso com carinho, com cuidado, já que estão todos comprando, e comprando muito para estocar.

    Meu voto é "sim", e parabenizo o Presidente Davi e o senhor pela condução de um momento histórico como este, desta votação.

    Um grande abraço a todos e, com fé em Deus, vamos nos restabelecer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2020 - Página 47