Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa da vacinação sob a perspectiva econômica, uma vez que a pandemia fez com que, pela primeira vez no País, haja mais de 50% da população sem trabalho.

Críticas ao Projeto de Lei nº 4.372, de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Repúdio a retirada de recursos financeiros do ensino público em benefício do ensino privado.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Defesa da vacinação sob a perspectiva econômica, uma vez que a pandemia fez com que, pela primeira vez no País, haja mais de 50% da população sem trabalho.
EDUCAÇÃO:
  • Críticas ao Projeto de Lei nº 4.372, de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Repúdio a retirada de recursos financeiros do ensino público em benefício do ensino privado.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2020 - Página 38
Assuntos
Outros > ECONOMIA
Outros > EDUCAÇÃO
Matérias referenciadas
Indexação
  • DEFESA, VACINAÇÃO, PANDEMIA, PREJUIZO, ECONOMIA, DESEMPREGO.
  • CRITICA, PROJETO DE LEI, REGULAMENTAÇÃO, FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BASICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB), REPUDIO, RETIRADA, RECURSOS FINANCEIROS, ENSINO PUBLICO, BENEFICIO, ENSINO PARTICULAR.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, nós temos dois assuntos prioridades nesta Casa: a regulamentação do Fundeb e também a vacinação.

    Eu queria chamar a atenção aqui: já que a gente não está conseguindo sensibilizar o Governo Federal mesmo com mais de 180 mil óbitos, vamos sensibilizar através da pauta econômica, gente! Esta pandemia está acabando com a economia brasileira. Não tenha dúvida! Pela primeira vez temos no País mais de 50% de brasileiros e brasileiras sem trabalho. E vai continuar piorando, gente! Por isso que vimos discutindo com a bancada feminina do Senado que vamos continuar cobrando a vacinação de todos os brasileiros e brasileiras, com urgência, gente! Não existe saída para a crise sanitária deste País sem vacina para todos. E não existe saída para a crise econômica com uma nação doente. Não se recupera uma nação doente economicamente.

    Sr. Presidente, sobre o Fundeb eu queria dizer o seguinte: após anos lutando para conseguir financiamento para uma educação pública de qualidade, de repente aparecem os penduricalhos, tirando os recursos da educação básica. Isso foi aprovado com a relatoria do Senador Flávio Arns, por unanimidade, gente! Então, nós não vamos aceitar a retirada...

(Soa a campainha.)

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN) – ... dos recursos do ensino público para o ensino privado.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2020 - Página 38