Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Críticas à conduta do Sr. Fabio Mendes, Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e defesa da rejeição do nome de S. Sa. para exercer o cargo de Delegado Permanente do Brasil em Genebra.

Autor
Major Olimpio (PSL - Partido Social Liberal/SP)
Nome completo: Sergio Olimpio Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PODER LEGISLATIVO:
  • Críticas à conduta do Sr. Fabio Mendes, Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, e defesa da rejeição do nome de S. Sa. para exercer o cargo de Delegado Permanente do Brasil em Genebra.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2020 - Página 57
Assunto
Outros > PODER LEGISLATIVO
Matérias referenciadas
Indexação
  • CRITICA, INDICAÇÃO, AUTORIDADE, DIPLOMATA, DEFESA, REJEIÇÃO.

    O SR. MAJOR OLIMPIO (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSL - SP. Para discursar.) – Sr. Presidente, Senadores, Senadoras, o Brasil nos acompanhando. Em primeiro lugar, cumprimento o Senador Izalci pelo trabalho que fez para que nós pudéssemos ter a votação como o povo brasileiro quer, em relação à destinação do Fundeb, mas eu venho para esta tribuna para discutir e peço a atenção dos Srs. Senadores.

(Soa a campainha.)

    O SR. MAJOR OLIMPIO (Bloco Parlamentar PSDB/PSL/PSL - SP) – Esse indicado, Fabio Mendes Marzano, ao ser sabatinado na Comissão por uma das nossas Senadoras, quando ela questionava; questionava, não, argumentava, e de forma coerente e como o Senado da República tem obrigação, esse Sr. Fabio Mendes, de maneira grotesca, irresponsável, simplesmente disse que não era da sua alçada e não iria responder à Senadora.

    Então, eu peço aos Senadores, em nome da altivez do Senado, que não votem por essa indicação. Eu lamento ter que tomar uma atitude dessa natureza, mas primeiramente respeito a uma Senadora que, durante todas as sessões, de forma muito responsável, fez o que a maioria de nós não fez, que foi estimular os candidatos a se posicionarem.

    Senadora Kátia Abreu, quero ser solidário a V. Exa. porque não pude estar naquele momento na Comissão, senão eu já teria dito a esse cidadão, naquele momento.

    Quero dizer agora ao Brasil que, se o Senado votar nesse cara – é cara –, nós estaremos negando a nossa própria existência e o respeito a cada um de nós. Então, eu peço, eu encareço: vamos votar contra, o Senado todo. Que se faça outra indicação no começo do ano. Mas vir aqui dizer o que foi dito, de forma grotesca, e isso sair barato! "Ah, mas eu sou do time do chanceler". Para o inferno o chanceler! Respeito ao Senado, respeito aos Senadores! Vamos todos votar contra esse cidadão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2020 - Página 57