Pronunciamento de Jorge Kajuru em 24/02/2021
Pela ordem durante a 6ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Crítica a Ibaneis Rocha, Governador do Distrito Federal, por declaração na qual ameaçou fechar a divisa entre essa unidade da Federação e o Estado de Goiás.
Sugestão ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de estabelecer prazo razoável para apreciação das matérias legislativas provindas da Câmara dos Deputados. Considerações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 91, de 2019, que dispõe sobre o procedimento de apreciação das medidas provisórias pelo Congresso Nacional.
- Autor
- Jorge Kajuru (CIDADANIA - CIDADANIA/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL:
- Crítica a Ibaneis Rocha, Governador do Distrito Federal, por declaração na qual ameaçou fechar a divisa entre essa unidade da Federação e o Estado de Goiás.
-
SENADO:
- Sugestão ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de estabelecer prazo razoável para apreciação das matérias legislativas provindas da Câmara dos Deputados. Considerações sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 91, de 2019, que dispõe sobre o procedimento de apreciação das medidas provisórias pelo Congresso Nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/02/2021 - Página 36
- Assuntos
- Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
- Outros > SENADO
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- CRITICA, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), DECLARAÇÃO, FECHAMENTO, DIVISA, ESTADO DE GOIAS (GO), PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
- SUGESTÃO, RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE, SENADO, PRAZO, APRECIAÇÃO, MATERIA, ORIGEM, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), PROCEDIMENTO, TRAMITAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), PROCESSO LEGISLATIVO.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - GO. Pela ordem. Por videoconferência.) – Obrigado, Presidente Pacheco.
Eu queria me dirigir à Leila Barros, ao Izalci Lucas e ao Reguffe, três Senadores que eu adoro: eu tenho certeza de que vocês não possuem convivência com esse débil mental, o Governador do Distrito Federal Ibaneis. A declaração que ele fez foi muito infeliz, ele quer romper a fronteira do entorno com o Estado de Goiás, como se o Governador Ronaldo Caiado fosse o culpado em função da saúde, não só do entorno, como de todo o País.
E como segundo tópico rápido, Presidente, ontem talvez o senhor não tenha prestado atenção à sugestão que eu lhe apresentei. Até o Senador Alessandro brincou comigo, porque ontem ele estava do seu lado quando eu falava. Ele falou assim: "Presidente, presta atenção lá, porque o Kajuru agora está enxergando". E agora realmente eu enxergo, porque antes eu me lembro de que eu falava, o Presidente ficava olhando para cá, para lá. Então, eu ficava igual a bobo. Então, eu sei que o senhor não tem esse comportamento.
E por ter essa relação direta, democrática, por estar tendo com o senhor, ontem dei a sugestão que todos os Senadores aqui querem, eu tenho certeza, que é aquela, Presidente, de a gente não ter mais que decidir um projeto que venha da Câmara na quarta-feira, na quinta-feira, ou seja, em menos de 24 horas.
E eu me lembrei da PEC do ex-Senador José Sarney, de 2001, a PEC 91, que foi aprovada pelo Presidente Davi, no ano passado, mas ficou parada lá na Câmara. E aí o senhor respondeu para mim, aproveitando que o nosso acima da média Senador Antonio Anastasia está presente, o senhor respondeu para mim que isso dependeria do Senador Antonio Anastasia, em relação ao projeto para mudança de Regimento.
(Soa a campainha.)
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - GO) – E hoje eu falei com ele na CCJ, e ele me disse que não, que isso depende do senhor, que basta um diálogo do senhor com o Presidente da Câmara, para o senhor marcar um golaço, e a gente ter prazo, às vezes, de até 15 dias para votar um projeto que chega da Câmara com a palavra de urgência, e a gente não ter nem como analisar o projeto.
Então, eu gostaria de lembrar isso ao senhor e de reafirmar o que me disse o Senador Antonio Anastasia. Só depende do senhor esse golaço no início de sua gestão.