Questão de Ordem durante a 24ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Apresentação de Questão de Ordem, com fundamento no inciso VII do art. 412 do Regimento Interno do Senado Federal, que trata da proteção dos direitos das minorias partidárias, estabelecendo a participação plena e igualitária dos Senadores em todas as atividades legislativas. Solicitação ao Presidente Rodrigo Pacheco para que admita voto em separado ao Projeto de Decreto de Legislativo (PDL) nº 55, de 2020.

Autor
Eliziane Gama (CIDADANIA - CIDADANIA/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Apresentação de Questão de Ordem, com fundamento no inciso VII do art. 412 do Regimento Interno do Senado Federal, que trata da proteção dos direitos das minorias partidárias, estabelecendo a participação plena e igualitária dos Senadores em todas as atividades legislativas. Solicitação ao Presidente Rodrigo Pacheco para que admita voto em separado ao Projeto de Decreto de Legislativo (PDL) nº 55, de 2020.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2021 - Página 28
Assunto
Outros > SENADO
Matérias referenciadas
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, PROTEÇÃO, DIREITO, PARTIDO POLITICO, MINORIA, CRIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, IGUALDADE, SENADOR, ATIVIDADE, PARLAMENTO, TRAMITAÇÃO, APRECIAÇÃO, DEBATE, MATERIA, ADMISSÃO, VOTO EM SEPARADO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, SUSTAÇÃO, EFEITO JURIDICO, CORRELAÇÃO, ARMA DE FOGO, MUNIÇÃO.

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar Senado Independente/CIDADANIA - MA. Para questão de ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, a minha questão de ordem é relativa aos votos em separado.

    Considerando o inciso VII do art. 412 do nosso Regimento Interno, que trata especificamente da proteção dos direitos das minorias partidárias – e é, naturalmente, um direito de todos nós –, passando, portanto, a estabelecer, por exemplo, a participação plena e igualitária dos Senadores em todas as atividades legislativas; considerando também que, nesse período excepcional, as matérias não estão tramitando nas Comissões Permanentes, onde os debates se aprofundam e dão muito mais oportunidade para que nós possamos fazer uma discussão muito mais ampla e, portanto, contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos analisados, muitas vezes prejudicando a atuação das minorias devido à apreciação direta em Plenário; e também considerando os fatos que, naturalmente, eu acabei de citar, podemos concluir que há hoje um claro prejuízo do debate aprofundado e também de posicionamentos políticos mais claros sobre as matérias nas quais há forte objeção das minorias.

    Em função disso, Sr. Presidente, eu quero fazer uma solicitação a V. Exa. para que passe a aceitar os votos em separado, em Plenário, das matérias que não estão passando pelas Comissões Permanentes e estão sendo apreciadas diretamente em Plenário.

    É uma oportunidade que nós, minorias partidárias, temos para fazer o debate até podermos ter opções de votação e, naturalmente, impedir que alguns desses projetos não venham a ser votados.

    A gente tem visto aí, em vários momentos, Parlamentares que não conseguem apresentar o seu relatório em tempo hábil, e, em função disso, às vezes, a gente acaba postergando essas votações, a exemplo do que pode acontecer hoje em relação aos projetos de decreto legislativo.

    Nós temos aí vários PDLs para serem aprovados; se o relatório não for concluído, naturalmente, o Relator vai pedir que não seja votado hoje. Só que nós temos um prazo, que é terça-feira, ou seja, hoje é a última sessão que nós temos para impedir que esses decretos, que mudam a legislação brasileira, que não são de regulamentação claramente – eles mudam a legislação, alterando drasticamente o Estatuto do Desarmamento –, passem a vigorar a partir de terça-feira.

    Então, eu quero fazer esse pedido ao senhor. Fiz a apresentação de um voto em separado e quero aqui, de antemão, pedir que V Exa. admita o nosso voto em não sendo apresentado o parecer por parte do Senador Marcos do Val.

    Era essa a minha questão de ordem, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2021 - Página 28