Discussão durante a 28ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Comentário sobre a importância do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 30, de 2021, que permite que os jornalistas sejam incluídos como microempreendedores individuais.

Considerações sobre a importância das reuniões da Comissão Temporária destinada ao acompanhamento das questões de saúde pública decorrentes da pandemia da Covid-19. Destaque para a possibilidade de utilização da estrutura de produção de vacina animal para a produção de imunizantes contra a Covid-19. Elogio ao Diretor Dimas Covas, do Instituto Butantan, e destaque para a importância da preservação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Comentário sobre a importância do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 30, de 2021, que permite que os jornalistas sejam incluídos como microempreendedores individuais.
SAUDE:
  • Considerações sobre a importância das reuniões da Comissão Temporária destinada ao acompanhamento das questões de saúde pública decorrentes da pandemia da Covid-19. Destaque para a possibilidade de utilização da estrutura de produção de vacina animal para a produção de imunizantes contra a Covid-19. Elogio ao Diretor Dimas Covas, do Instituto Butantan, e destaque para a importância da preservação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2021 - Página 69
Assuntos
Outros > ECONOMIA
Outros > SAUDE
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), AUTORIZAÇÃO, INCLUSÃO, JORNALISTA, MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL, EXERCICIO, ATIVIDADE PROFISSIONAL, JORNALISMO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, REUNIÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, SAUDE PUBLICA, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), POSSIBILIDADE, UTILIZAÇÃO, ESTRUTURA, PRODUÇÃO, VACINA, ANIMAL, ELOGIO, DIRETOR, INSTITUTO, PRESERVAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (FNDCT).

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Para discutir.) – Presidente, primeiro, eu quero parabenizar por este projeto, que acho que é de suma importância, o nosso querido Veneziano e o Relator Carlos Viana... A gente precisa, de fato, melhorar a questão empresarial no Brasil. Nós temos sérios problemas sobre colocar realmente as pessoas na formalidade. Então, quanto mais possibilidades de incluir as pessoas, os jovens, os desempregados na formalidade, melhor para o País, para você ter o controle disso.

    Muita gente até não formaliza, às vezes, para receber a questão dos auxílios emergenciais, algum programa do Governo. Então, quanto mais formal, mais fácil de a gente poder também controlar isso.

    Mas eu não poderia também deixar de ressaltar a importância das reuniões que nós estamos fazendo com relação ao Covid. Acho que o sonho hoje de todo o brasileiro é a vacina. E o Senado está fazendo todo o esforço. Por isso eu quero aqui ressaltar e elogiar o Senador Confúcio, que presidiu e que preside essa Comissão desde o ano passado, de cujas reuniões eu participo.

    Essa sinalização da possibilidade de produzirmos a vacina, aproveitando a estrutura dos sindicatos, das empresas, das indústrias da produção da vacina animal, é uma grande esperança nossa, porque, de fato, os cronogramas feitos até hoje para serem cumpridos em relação à vacina, infelizmente, estão, a cada mês, procrastinando, prorrogando, e a ansiedade vai crescendo cada vez mais.

    Então, eu não poderia deixar de elogiar, aqui, o nosso querido Dimas Covas, que é o Presidente do Butantan, que é uma instituição do Brasil! O Butantan faz 126 anos agora. Então, a gente tem de respeitar. Eles, agora, estão produzindo a vacina contra a dengue. Há muitas pessoas morrendo de dengue, o que está passando despercebido.

    A gente precisa valorizar os nossos pesquisadores. Temos de incentivá-los.

    Vamos votar, agora, a questão do orçamento. Vamos repor aquilo que nós combinamos para preservar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, porque, daqui para a frente, graças aos Senadores, que aprovaram por unanimidade esse projeto, nós teremos recursos para investir um pouco mais. É muito pouco ainda, se comparado com os Estados Unidos, com a China e com Israel. Mas já é o primeiro passo.

    Então, parabenizo o Instituto Butantan, a Fiocruz, que estão de parabéns pelo esforço, pelo trabalho que está sendo feito.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2021 - Página 69