Discussão durante a 26ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Reflexão sobre as perdas de vidas em decorrência da pandemia da Covid-19.

Apelo por união das autoridades, e destaque para a atuação do Senado Federal no enfrentamento da pandemia com a aprovação de proposições importantes para o País.

Registro sobre o Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8, de 2021, de autoria de S. Exa., que dispõe sobre os pedidos de vista, declaração de inconstitucionalidade e concessão de medidas cautelares nos tribunais.

Autor
Oriovisto Guimarães (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Oriovisto Guimaraes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Reflexão sobre as perdas de vidas em decorrência da pandemia da Covid-19.
SENADO:
  • Apelo por união das autoridades, e destaque para a atuação do Senado Federal no enfrentamento da pandemia com a aprovação de proposições importantes para o País.
PODER JUDICIARIO:
  • Registro sobre o Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8, de 2021, de autoria de S. Exa., que dispõe sobre os pedidos de vista, declaração de inconstitucionalidade e concessão de medidas cautelares nos tribunais.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2021 - Página 79
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > SENADO
Outros > PODER JUDICIARIO
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, MORTE, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.
  • SOLICITAÇÃO, UNIÃO, AUTORIDADE PUBLICA, DESTAQUE, ATUAÇÃO, SENADO, APROVAÇÃO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA.
  • REGISTRO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), VISTA, PRAZO, CONCESSÃO, PEDIDO, MEDIDA CAUTELAR, COMPETENCIA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), JULGAMENTO, AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE, OMISSÃO, AÇÃO DECLARATORIA DE CONSTITUCIONALIDADE, ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (ADPF).

    O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - PR. Para discutir.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, eu queria usar estes três minutos para fazer um apelo – um apelo, mas antes uma reflexão.

    Nós perdemos muito com a pandemia, o Brasil perdeu. Em particular, o Senado perdeu três dos seus queridos membros. Todos nós perdemos amigos, perdemos parentes e continuamos perdendo, continuamos sofrendo. Mas essa pandemia não trouxe só desgraça. Ela trouxe também mais força, mais energia e mais compreensão para aqueles que resistem de mãos dadas e que querem ajudar os que adoecem e que querem que o Brasil supere essa situação.

    Em particular, eu vivi esse tempo de Senado remoto como o mais harmonioso tempo em que mais nós Senadores nos entendemos, acima de partidos, acima de ideologias, acima de vaidades pessoais. Nós nos demos as mãos para aprovar tudo que o povo brasileiro precisava que nós aprovássemos: auxílio emergencial, inúmeros projetos que no tempo que eu tenho não me cabe aqui enumerar.

    Sr. Presidente, infelizmente, essa união não pegou todas as autoridades do País. Algumas, como dizia a Senadora Kátia, marcharam diferentemente da grande maioria. Mas isso me faz ter a certeza da importância do Senado Federal, da importância do Poder Legislativo.

    Sr. Presidente, eu ousaria dizer que, se a vida dos brasileiros fosse uma dança, nós somos quem realmente escreve a partitura da música que comanda essa dança. As nossas leis, as nossas ações, a capacidade que nós temos de mudar a nossa Constituição, de mudar as nossas leis mudam a maneira como os brasileiros vivem. Elas realmente atravessam mandatos de Presidente da República, mandatos de Governadores, mandatos de Prefeitos, os nossos próprios mandatos. As leis ficam e determinam a feição do Brasil, o caráter do Brasil. E nós – só nós – podemos fazer as leis. Nós aprovamos a reforma da previdência e vamos aprovar, se Deus quiser, a reforma administrativa, a reforma tributária. Nós podemos reformular o nosso sistema político, nós podemos reformular o nosso sistema judiciário, nós podemos reformular o Brasil. Só nós podemos! Só nós, só o Congresso!

    Sr. Presidente, se há tanta coisa para reformar neste País e se a pandemia nos ensinou tanto que a nossa união pode realmente ajudar o Brasil em momentos de crise, essa união pode também ajudar em momentos quando esta crise passar.

    Por isso, Sr. Presidente, eu reapresentei, sob a forma da PEC 8/2021, uma PEC que eu já havia apresentado em 2019.

    Peço só um segundo a mais, Sr. Presidente, para terminar o raciocínio.

    Lá, eu já via a necessidade de se aprovar essa PEC.

    Sr. Presidente, nós precisamos fazer muitas mudanças no nosso sistema judiciário. Não vamos conseguir fazê-las todas de uma só vez, mas alguma coisa nós podemos, sim, reformular logo, já!

    Nós podemos disciplinar o funcionamento das decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal. Em 2020, foram 1.264. Neste ano, já foram 320. Não preciso dizer da insegurança jurídica e dos dissabores que isso cria para a Nação brasileira.

    Então, Sr. Presidente, eu lhe peço que coloque em pauta essa minha PEC 8/2021.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2021 - Página 79