Pronunciamento de Esperidião Amin em 06/05/2021
Discussão durante a 38ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Registro sobre a realização, na Comissão de Relações Exteriores (CRE), de audiência com a participação do Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, na qual foi debatida sobre diplomacia da saúde e a expectativa em relação à autonomia brasileira na produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
SAUDE:
- Registro sobre a realização, na Comissão de Relações Exteriores (CRE), de audiência com a participação do Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, na qual foi debatida sobre diplomacia da saúde e a expectativa em relação à autonomia brasileira na produção de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/05/2021 - Página 31
- Assunto
- Outros > SAUDE
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), PARTICIPAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), DEBATE, DIPLOMACIA, SAUDE, POSSIBILIDADE, PRODUÇÃO, AMBITO NACIONAL, PRODUTO FARMACEUTICO, VACINA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), INDUSTRIA NACIONAL.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu aproveito esse projeto que nós aprovamos, cumprimentando o Senador Alvaro Dias e o ex-Senador nosso querido amigo Siqueira Campos, tão bem relatado pelo Eduardo Gomes, nosso Líder do Governo no Congresso, para fazer uma referência à reunião da CRE.
Eu imaginava que a Senadora Kátia Abreu já pudesse ter feito esse registro. Ela promoveu, na forma do art. 103, §2º, do Regimento, uma audiência muito densa com o Chanceler, com o nosso Ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França. Entre os vários pontos que foram levantados, um deles, a propósito da chamada diplomacia da saúde, que foi um dos tópicos aventados, é o do rumo à autonomia, congregando, inclusive, àquilo que o Senador Izalci Lucas aqui nos reportou. Não há cabimento em nós sermos importadores de IFAs do mundo, exportadores de matéria-prima especialmente relacionada à fitoterapia e importadores de tudo o que se chama Insumo Farmacêutico Ativo em mais de 90% daquilo que precisamos, ou seja, nós temos uma indústria farmacêutica de montagem, e não de fabricação.
Eu tive o privilégio de visitar a China e a Índia no ano 2000, visitando exatamente fábricas de sais medicinais básicos, e acho que esta pandemia, entre outras coisas, exibiu o nosso comodismo; nos acomodamos a tal ponto que não tínhamos habilidade para confeccionar máscaras; nos transformamos em importadores de máscaras, sem falar de máquinas, como respiradores, e estamos sofrendo isso até agora; de repente, falta insumo, kit intubação, dramaticamente. Então, nós nos acomodamos, nos desindustrializamos especialmente nessa questão farmacêutica humana, porque somos exportadores de vacinas para animais.
Portanto, esse projeto dos Senadores Alvaro Dias e Siqueira Campos é um dos projetos proféticos que, ao mesmo tempo, deve despertar remorso e disposição para corrigir esse equívoco de desindustrialização em que o Brasil incorreu.