Pronunciamento de Zenaide Maia em 06/05/2021
Discussão durante a 38ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Comemoração do aniversário de funcionamento do Senado Federal e comentário sobre a primeira Senadora do Brasil, Princesa Isabel, seguida pela Senadora Eunice Michiles, do Amazonas. Agradecimento ao Presidente e aos demais Senadores pela destinação de cadeira para a participação feminina na reunião de Líderes.
- Autor
- Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
- Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Comemoração do aniversário de funcionamento do Senado Federal e comentário sobre a primeira Senadora do Brasil, Princesa Isabel, seguida pela Senadora Eunice Michiles, do Amazonas. Agradecimento ao Presidente e aos demais Senadores pela destinação de cadeira para a participação feminina na reunião de Líderes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/05/2021 - Página 40
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, FUNCIONAMENTO, SENADO, COMENTARIO, SENADOR, MULHER, PRINCESA IZABEL, EUNICE MICHILLES, ESTADO DO AMAZONAS (AM), AGRADECIMENTO, PRESIDENTE, BANCADA, DESTINAÇÃO, ASSENTO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, LIDER.
A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discutir.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, quero falar aqui sobre o aniversário do Senado, lembrando que a primeira Senadora foi a Princesa Isabel. Na época, quando a mulher completava 25 anos tinha uma cadeira no Senado. À nossa primeira Senadora se seguiu Eunice Michiles, do Amazonas. Faz 42 anos.
Eu acho que Eunice Michiles não pensaria que, 42 anos depois, só houvesse 12 mulheres nessa representação do Senado Federal. Somos 12 mulheres, mas já aproveito para agradecer ao senhor e a todos os colegas que aceitaram a nossa presença na cadeira de Líderes. Isso é uma coisa muito importante para as mulheres brasileiras que estão nos assistindo. Reunião de Líderes em que se discute pauta tem que haver, no mínimo, uma mulher como Líder lá.
Mas quero aqui parabenizar os Senadores Ciro Nogueira e Marcelo Castro, como Relator, por esse projeto, esse atendimento às mulheres vítimas de violência. Um teto para essas mulheres e sua família é uma coisa essencial. Não adianta dizer: "Vamos tirar a mulher do convívio com o agressor". Ela tem que ter o mínimo de condições, e uma casa para morar é uma coisa muito importante, um ganho grande que o Senado está dando às mulheres brasileiras, vítimas de violência doméstica.
Obrigada, Sr. Presidente.