Pronunciamento de Zenaide Maia em 30/06/2021
Discussão durante a 71ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Elogio à pauta de votação da sessão, com destaque para os Projetos de Lei nº 40, 2017, que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água; e nº 1106, de 2020, que prevê a inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica para os consumidores de baixa renda.
Considerações sobre a ausência de plano para o desenvolvimento econômico pelo Ministério da Economia, com o objetivo de geração de emprego e renda. Defesa do protagonismo do Congresso Nacional.
- Autor
- Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
- Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Elogio à pauta de votação da sessão, com destaque para os Projetos de Lei nº 40, 2017, que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água; e nº 1106, de 2020, que prevê a inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica para os consumidores de baixa renda.
-
ECONOMIA:
- Considerações sobre a ausência de plano para o desenvolvimento econômico pelo Ministério da Economia, com o objetivo de geração de emprego e renda. Defesa do protagonismo do Congresso Nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/07/2021 - Página 41
- Assuntos
- Outros > SENADO
- Outros > ECONOMIA
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ELOGIO, PAUTA, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, SEMANA, AMBITO NACIONAL, UTILIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, AGUA, RECURSOS HIDRICOS, SIMPLIFICAÇÃO, INSCRIÇÃO, PROGRAMA, REDUÇÃO, TARIFAS, ENERGIA ELETRICA.
- COMENTARIO, NECESSIDADE, CONGRESSO NACIONAL, ATUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, SITUAÇÃO, DESEMPREGO, POPULAÇÃO.
A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discutir.) – Sr. Presidente, colegas Senadores, quero aqui parabenizá-los pelos projetos aprovados hoje, por meios eletrônicos. Quero parabenizar o Senador Izalci, o nosso Relator. Isso é de uma importância fundamental: provar que está vivo por meios eletrônicos. A gente sabe das dificuldades que esse pessoal de mais idade, que vive acamado, tem para fazer isso.
Foi instituída a Semana Nacional do Uso Consciente da Água – água é vida e é uma coisa disputada no mundo inteiro – e também essa previsão de inclusão automática na Tarifa Social de Energia Elétrica. Parabenizo o destaque do Senador Carlos Portinho, frisando aqui, também, a fala do Senador Eduardo Braga. A gente sabe que há muita gente do Minha Casa Minha Vida que a tarifa de luz... Com esse aumento agora é que não vão poder pagar mesmo. É a escuridão mesmo.
Eu queria, principalmente, Srs. Senadores... Fico feliz quando a gente aqui tem pauta capaz de amenizar o sofrimento da população brasileira. Eu digo francamente ao senhor, nas várias vezes em que estive quando o Sr. Ministro da Economia estava como palestrante ou em debates na Comissão da Covid, e não foram poucas...Ele não mostra um plano para alavancar a economia. Não tem nenhum plano para gerar emprego e renda. Um plano que me chamou a atenção aqui foi o do Senador Izalci. Ele falou bem. Um dos planos do Ministério da Economia é desvincular qualquer receita. Gente, imaginem desvincular as receitas da educação, da saúde! Ele frisou isso mais de uma vez, várias vezes seguidas. O que ele apresenta são ajustes fiscais. Mas, na verdade, gerar emprego e renda...
Eu posso estar parecendo repetitiva, mas, por conta da Covid, a gente tem uma crise financeira, muita gente com fome, muita gente desempregada distribuindo currículos. São homens e mulheres jovens deste País que têm o mais nobre bem e o oferecem ao Estado brasileiro, é a força de trabalho. Precisa o Estado brasileiro, sim, não desinvestir. Quase todas as instituições deste País e Ministérios têm uma Secretaria de Desinvestimento. Onde é que um país saiu de uma crise econômica com desinvestimento? Não existe isso.
O Senado Federal, o Congresso Nacional, têm que assumir (Falha no áudio.)
Nós não podemos deixar esse povo todo na extrema pobreza, gente. E precisa sair daqui, porque se depender do Ministério da Economia, nós não vamos ter essa pauta.
Obrigada, Sr. Presidente.