Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pedido à Presidência do Senado Federal pela apreciação do Requerimento nº 2197, de 2021, de autoria de S. Exa., que solicita a realização de sessão especial em homenagem aos 130 anos do Corpo de Bombeiros de Joinville/SC.

Satisfação com a adoção formal de forma pioneira, pelo Estado de Santa Catarina, a partir da próxima semana, do número de CPF como único número de identificação do cidadão.

Cumprimentos ao Senador Rodrigo Pacheco, por sua filiação ao Partido Político PSD.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Segurança Pública:
  • Pedido à Presidência do Senado Federal pela apreciação do Requerimento nº 2197, de 2021, de autoria de S. Exa., que solicita a realização de sessão especial em homenagem aos 130 anos do Corpo de Bombeiros de Joinville/SC.
Governo Estadual:
  • Satisfação com a adoção formal de forma pioneira, pelo Estado de Santa Catarina, a partir da próxima semana, do número de CPF como único número de identificação do cidadão.
Atividade Política, Eleições e Partidos Políticos:
  • Cumprimentos ao Senador Rodrigo Pacheco, por sua filiação ao Partido Político PSD.
Publicação
Publicação no DSF de 28/10/2021 - Página 39
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
Outros > Atividade Política
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Matérias referenciadas
Indexação
  • PEDIDO, PRESIDENCIA, SENADO, APRECIAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CORPO DE BOMBEIROS, JOINVILLE (SC).
  • ELOGIO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PIONEIRO, EXCLUSIVIDADE, IDENTIFICAÇÃO, CIDADÃO, NUMERO, CADASTRO DE PESSOA FISICA (CPF).
  • SAUDAÇÃO, SENADOR, RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE, SENADO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD).

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Serei muito breve, Sr. Presidente.

    Em primeiro lugar, eu gostaria de que V. Exa., por favor, designasse, para se aprovar hoje ou para se submeter ao Plenário amanhã – se possível hoje –, o Requerimento 2.197, de 2021, que eu tive o privilégio de apresentar à Mesa. Apenas quero fazer uma pequena explicação. Eu peço uma sessão solene para homenagear, no ano que vem, os 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, 130 anos da sua existência na maior cidade do Estado de Santa Catarina, um exemplo para o Brasil e um exemplo para o mundo, que seria muito bom homenagearmos.

    Segundo ponto: quero dizer da minha satisfação. V. Exa. deve se recordar de quando me designou, a pedido do Deputado General Peternelli, Relator do PL 1.422, que unifica o CPF como sendo o número do cidadão. Nós aprovamos isso aqui no Senado no dia 29 de setembro, e, em menos de um mês – a Câmara dos Deputados ainda não o aprovou –, Santa Catarina adotou isso formalmente, ou seja, a partir da semana que vem, o número do CPF será o único número a identificar também a carteira de identidade.

(Soa a campainha.)

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – É uma iniciativa pioneira, que mostra que aquele sonho que eu ajudei a resgatar do nosso querido Senador Pedro Simon, que conseguiu aprovar, de 1995 para 1997, uma lei que desejava exprimir isso, passa a ser realidade. Não é uma novidade, mas aquele gesto de V. Exa. de atender ao pedido do Deputado General Peternelli foi um bom augúrio, porque propiciou que, pelo menos, um Estado da Federação já desse esse passo.

    E eu faço anexar a este pronunciamento o registro jornalístico desse belo exemplo que Santa Catarina dá a uma boa iniciativa que o Senado, sob a Liderança de V. Exa., permitiu aprovar há menos de um mês.

(Soa a campainha.)

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC) – Agradeço pela oportunidade e renovo o que já lhe disse pessoalmente: sucesso ao se filiar, como bom mineiro, ao PSD – não é o mesmo, mas é a mesma sigla –, cuja história nasceu em Minas Gerais também. Sucesso!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/10/2021 - Página 39