Pronunciamento de Eduardo Braga em 09/11/2021
Pela ordem durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento da artista da música Marília Mendonça, seu tio, produtor, piloto e copiloto, em decorrência de acidente aéreo. Pesar pelo falecimento do ex-Governador do Estado de Goiás Iris Rezende.
Solicitação da votação em Plenário do Projeto de Lei (PL) nº 4199, de 2020, que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar). Preocupação com o vencimento do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), no dia 8 de dezembro, o que causará desempregos na Amazônia e em outros Estados brasileiros.
- Autor
- Eduardo Braga (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
- Nome completo: Carlos Eduardo de Souza Braga
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Pesar pelo falecimento da artista da música Marília Mendonça, seu tio, produtor, piloto e copiloto, em decorrência de acidente aéreo. Pesar pelo falecimento do ex-Governador do Estado de Goiás Iris Rezende.
-
Transporte Hidroviário:
- Solicitação da votação em Plenário do Projeto de Lei (PL) nº 4199, de 2020, que institui o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar). Preocupação com o vencimento do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), no dia 8 de dezembro, o que causará desempregos na Amazônia e em outros Estados brasileiros.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/11/2021 - Página 72
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Hidroviário
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, MULHER, MUSICO, ACIDENTE AERONAUTICO, CANTOR.
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), IRIS REZENDE.
- DEFESA, VOTAÇÃO, PLENARIO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, PROGRAMA NACIONAL, FOMENTO, TRANSPORTE, NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM, TRANSPORTE AQUATICO, PREOCUPAÇÃO, ADICIONAL AO FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE (AFRMM), VENCIMENTO, DESEMPREGO, REGIÃO AMAZONICA, ESTADOS.
O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - AM. Pela ordem.) – Bem, Presidente, eu pedi a palavra pela ordem, primeiro, para externar, em nome da Liderança do MDB, o nosso sentimento de pesar pela perda de duas pessoas muito queridas neste País. Uma, um fenômeno do talento da mulher brasileira, da arte, da cultura, da música brasileira: Marília Mendonça, que, juntamente com o seu tio, o seu produtor, o piloto e o copiloto, deixaram-nos nesse final de semana, na sexta-feira, mais precisamente, de uma forma abrupta, num acidente aéreo. Quero aqui externar, em nome do MDB, o nosso mais profundo pesar aos familiares, aos amigos de todos que vieram a falecer nesse brutal acidente aéreo que aconteceu no Estado de Minas Gerais, de alguém que partiu de Goiânia.
E aí chego em Goiânia, para, como Líder do MDB, prestar aqui a minha homenagem póstuma a um grande líder político, a um grande goiano, a um grande brasileiro: Iris Rezende, que foi Senador da República, um homem público com uma carreira longeva, inestimável e irreparável. Tanto é assim que foi Prefeito de Goiânia por inúmeras vezes, fruto do seu talento administrativo, fruto da sua criatividade, fruto da sua história e do seu compromisso com o povo e com a cidadania do Estado de Goiás.
Iris nos deixou, mas deixou um legado na vida pública brasileira, na vida pública do Estado de Goiás e no MDB, Sr. Presidente. Portanto, eu não poderia deixar de, em nome da Liderança, prestar esta homenagem e me solidarizar com a família e com os amigos do nosso querido Iris Rezende, nosso companheiro do MDB, emedebista histórico.
E, por fim, Sr. Presidente, gostaria de fazer um apelo a V. Exa. Há um requerimento de urgência já sobre a mesa, assinado por mais de 61 Senadores, pedindo para que venha à Plenário uma matéria que já foi sobejamente discutida, e sobejamente construídos os seus entendimentos, superados os seus obstáculos, aliás, por um trabalho que aqui quero destacar, de forma muito competente, do Senador Nelsinho Trad.
Eu me refiro à BR do Mar, como é conhecido o PL...
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - AM) – ... O PL 4.199, de 2020.
Sr. Presidente, para que V. Exa. tenha a dimensão do que nós estamos falando, no dia 8 de dezembro, vence o AFRMM. Isso desempregará, na Amazônia brasileira, mais de 30 mil brasileiros; isso desempregará, no Estado do Rio Grande do Norte, todos os trabalhadores das minas de sal. Portanto, Sr. Presidente, esta é uma matéria que urge, porque se nós não a votarmos no Plenário do Senado, para ir ao Plenário da Câmara, em tempo de ser votada e ser sancionada antes do dia 8 de dezembro, nós estaremos causando um grave e sério prejuízo! Milhares de brasileiros perderão o emprego pelo fim do AFRMM. E esta matéria traz uma modernização para a navegação costeira...
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO BRAGA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - AM) – ... e para a navegação do interior do Brasil importantíssima. Portanto, apelo a V. Exa. para que a gente possa trazer a Plenário o Projeto de Lei nº 4.199, de 2020, conhecido como BR do Mar, tendo em vista a urgência social, em função dos empregos e da necessidade de aprovação antes do dia 8 de dezembro, Sr. Presidente.