Discussão durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 71, de 2021, que "Autoriza o Município de São Paulo (SP) a contratar operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), no valor de US$ 97.000.000,00 (noventa e sete milhões de dólares dos Estados Unidos da América)".

Crítica ao Governo Federal por tratamento discriminatório contra o Estado do Ceará, quanto a pleitos de financiamentos por instituições internacionais.

Autor
Cid Gomes (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Cid Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Mobilidade Urbana, Operação Financeira:
  • Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 71, de 2021, que "Autoriza o Município de São Paulo (SP) a contratar operação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), no valor de US$ 97.000.000,00 (noventa e sete milhões de dólares dos Estados Unidos da América)".
Governo Federal, Operação Financeira:
  • Crítica ao Governo Federal por tratamento discriminatório contra o Estado do Ceará, quanto a pleitos de financiamentos por instituições internacionais.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2021 - Página 24
Assuntos
Política Social > Desenvolvimento Urbano > Mobilidade Urbana
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Operação Financeira
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), AUTORIZAÇÃO, MUNICIPIO, SÃO PAULO (SP), CONTRATAÇÃO, OPERAÇÃO FINANCEIRA, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO (BIRD), GARANTIA, UNIÃO FEDERAL, CREDITO EXTERNO, DESTINAÇÃO, FINANCIAMENTO, PROJETO, MOBILIDADE URBANA.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, CASA CIVIL, TRATAMENTO, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DO CEARA (CE), PEDIDO, FINANCIAMENTO, EMPRESTIMO, ENTIDADE INTERNACIONAL, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID).

    O SR. CID GOMES (PDT/CIDADANIA/REDE/PDT - CE. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu acho muito justo que São Paulo possa receber esse financiamento, mas eu não perderei, nesta Casa, nenhuma oportunidade de registrar que o meu Estado, o Estado do Ceará, está sendo discriminado pelo Governo Federal. Já se encontra na Casa Civil, à espera de um simples autógrafo, um financiamento do Banco Interamericano ao Estado do Ceará há mais de quatro meses, e, por questões de diferenças políticas, ou seja, por discriminação política, o Presidente da República não envia a esta Casa essa matéria.

    Então, ao tempo em que felicito a população do Estado de São Paulo por receber esse aval da República Federativa do Brasil para um financiamento internacional, eu faço aqui, na Casa, esse registro, rogando novamente a V. Exa. e ao Presidente da CAE que possam tomar providências relativas a esse ato.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2021 - Página 24