Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a importância das empresas juniores no incentivo de uma educação empreendedora para os jovens brasileiros. Exposição sobre o Projeto de Lei nº 4412, de 2021, de autoria de S. Exa., que institui a Semana Nacional da Empresa Júnior no País.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação Profissionalizante, Educação Superior:
  • Destaque para a importância das empresas juniores no incentivo de uma educação empreendedora para os jovens brasileiros. Exposição sobre o Projeto de Lei nº 4412, de 2021, de autoria de S. Exa., que institui a Semana Nacional da Empresa Júnior no País.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2021 - Página 30
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Política Social > Educação > Educação Superior
Matérias referenciadas
Indexação
  • DESTAQUE, IMPORTANCIA, EMPRESA, INCENTIVO, EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, JUVENTUDE.
  • EXPOSIÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, SEMANA, AMBITO NACIONAL, EMPRESA, ESTUDANTE, ENSINO SUPERIOR, OBJETIVO, FOMENTO, DIVULGAÇÃO, DEBATE, ATIVIDADE, EMPREENDEDORISMO.

    O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Vanguarda/DEM - MT. Para discursar.) – Sr. Presidente, prezado e estimado amigo, Senador Rodrigo Pacheco, Sras. e Srs. Senadores, eu subo à tribuna para destacar a importância da empresa júnior no Brasil, constituída dentro das universidades por alunos de graduação de diversas áreas acadêmicas sob a supervisão de professores especializados. Por meio da vivência empresarial, essas instituições promovem o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional dos estudantes. É uma valiosa ferramenta que alia a educação, a inovação e o empreendedorismo, favorecendo sucesso dos jovens brasileiros.

    De acordo com a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, o Brasil pode ser considerado atualmente a maior potência mundial do movimento empresarial júnior, com 76% de todas as empresas do mundo desse segmento, em um total que supera o continente europeu.

    Ainda segundo a Brasil Júnior, empresas criadas por jovens brasileiros nas universidades geram faturamento anual de R$49 milhões. São 1,5 mil empresas tocadas por 26 mil empresários, envolvidos em 34 mil projetos, com o apoio de 285 universidades.

    Mas, Sras. e Srs. Senadores, diante desse potencial, é fundamental que nós, Parlamentares, nos mobilizemos permanentemente no sentido de criar um ambiente propício de negócios para quem queira empreender, principalmente os jovens, que tanta dificuldade têm em acessar o mercado de trabalho.

    Do ponto de vista regulatório, para estimular a criação e a organização de empresas juniores, acabo de protocolar o Projeto de Lei nº 4.412, de 2021, justamente para reforçar a importância da educação empreendedora e incentivar a conexão das universidades com o mundo empresarial.

    O que proponho, para incrementar ainda mais a cultura do empreendedorismo jovem no País, é a instituição da Semana Nacional da Empresa Júnior, na qual se desenvolverão palestras, debates e seminários sobre o tema.

    Além disso, será divulgado o impacto positivo das iniciativas empreendedoras, serão lançadas campanhas de contratação de empresas criadas e geridas por jovens e serão intensificadas parcerias entre o setor público e o privado para ampliar os horizontes do Movimento Empresa Júnior no Brasil.

    É urgente que possibilitemos ações de futuro para os nossos jovens. Eles necessitam de empregos, sim, e precisam também contar com a possibilidade de criar os próprios empregos e gerar empregos para outros jovens.

    É pensando na recuperação plena da nossa economia pelas mãos dos nossos jovens que apresento o projeto de lei.

    Portanto, quero contar com V. Exas. nesse projeto, e certamente iremos criar também um ambiente favorável aos jovens brasileiros.

    Era o que tinha a dizer.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2021 - Página 30