Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exposição sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 5.024, de 2019, que estabelece março como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto.

Autor
Zenaide Maia (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Saúde Pública:
  • Exposição sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 5.024, de 2019, que estabelece março como o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Cólon e Reto.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2022 - Página 41
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CAMPANHA, PUBLICIDADE, PROMOÇÃO, POPULAÇÃO, EXAME, TRATAMENTO MEDICO, PREVENÇÃO, DIAGNOSTICO, CANCER, CORRELAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, COMEMORAÇÃO, MES, MARÇO, COMBATE.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PROS - RN. Para discursar. Por videoconferência.) – Eu queria aqui cumprimentar, Sr. Presidente, agradecendo à Bancada Feminina pela minha indicação para essa relatoria e aos colegas que aprovaram.

    Digo o seguinte: tudo o que o Senador Izalci e o Senador Jayme Campos falaram, dessa dificuldade... Mas eu queria dizer que esse projeto de lei empodera a população e, muitas vezes, chama a atenção até para os médicos.

    Durante o mês de março, quem vir alguém com alteração do trânsito intestinal, como falou o meu colega Nelsinho Trad... O próprio paciente já vai ficar antenado, porque ele tem conhecimento, porque, se ele tiver uma alteração de diarreia para prisão de ventre, ele pode ter um tumor. E, quando diagnosticado precocemente, vai salvar a vida dele – a cura é muito alta desses tumores –, e o exame de colonoscopia é o mais completo.

    Mas pode, sim, por exemplo, durante o mês de março, o município resolver chamar a atenção para isso e fazer uma campanha publicitária – os três, como a gente diz, o SUS é tripartite, e o município é quem faz a execução –, fazer uma campanha de pesquisa de sangue oculto nas fezes, que é um exame viável e que já chama atenção.

    Outra coisa, em mais de 70% desses tumores, com a retossigmoidoscopia, que é um exame mais simples do que a colonoscopia, a gente vai empoderar a população brasileira, mostrando que existe esse tumor e conscientizando homens e mulheres deste país de que existe cura quando diagnosticado precocemente.

    Obrigada aos colegas, mais uma vez, e vamos empoderar nosso povo com conhecimento, porque, somente assim, vai poder cobrar das autoridades os exames que são necessários para diagnóstico e tratamento precoce.

    Obrigada, Senador.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2022 - Página 41