Presidência durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à falta de uma política de Governo voltada para a educação, em especial no Distrito Federal. Destaque para a necessidade de investimentos em cursos técnicos profissionalizantes que estejam de acordo com as demandas do mercado. Congratulações ao Senado Federal pela aprovação do Sistema Nacional de Educação.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Educação Básica, Educação Profissionalizante:
  • Crítica à falta de uma política de Governo voltada para a educação, em especial no Distrito Federal. Destaque para a necessidade de investimentos em cursos técnicos profissionalizantes que estejam de acordo com as demandas do mercado. Congratulações ao Senado Federal pela aprovação do Sistema Nacional de Educação.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2022 - Página 12
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Básica
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Matérias referenciadas
Indexação
  • CRITICA, INEXISTENCIA, POLITICA EDUCACIONAL, GOVERNO, BRASIL, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • DEFESA, CONCENTRAÇÃO, INVESTIMENTO PUBLICO, SETOR, EDUCAÇÃO TECNICA, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, COMPATIBILIDADE, DEMANDA, MERCADO DE TRABALHO.
  • CONGRATULAÇÕES, SENADO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, FLAVIO ARNS, RELATOR, DARIO BERGER, SISTEMA NACIONAL, CRIAÇÃO, DEFINIÇÃO, CALCULO, RECURSOS PUBLICOS, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, PROPORCIONALIDADE, CUSTO, ALUNO.

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) – Senador Confúcio, eu não poderia deixar também de levar em consideração tudo o que V. Exa. está falando, porque é muito triste a gente não ter uma política de Estado para a educação; a gente tem muito mal uma política de Governo. Agora, quando você tem o quinto Ministro – aqui no DF, o quinto Secretário de Educação, no mesmo mandato –, a gente não tem nem política de Governo. Então, de fato, percebemos que nós ainda estamos muito distantes de ter uma educação de qualidade, o que já tivemos, inclusive na rede pública, pelo menos aqui no Distrito Federal.

    Eu vejo hoje as crianças nascerem já digitais: menino de dois anos já pega o celular e já conhece, já pega a sua senha, já entra e já faz uma série de coisas que a gente nunca imaginou que, nessa idade, poderia fazer. E a gente ainda no Plano Nacional de Educação, que começa normalmente a alfabetizar até os oito anos, a partir dos oito anos, e a gente vê as consequências disso, os jovens saindo do ensino médio sem nenhuma qualificação profissional.

    O mundo todo já está com 60%, 70% dos jovens fazendo cursos técnicos profissionalizantes com professores qualificados que estão no mercado, porque também não adianta dar teoria desfocada do mercado. A gente vê, e é muito triste, o jovem hoje não ter perspectiva, não ter oportunidade, não ter esperança. E o caminho – não há outro – é a educação.

    Eu me lembro, Senador Confúcio, eu acho que já na nossa época, aqui no DF, todo mundo queria se casar com a professora, sabia? Porque a professora, naquela época, nos anos 70, nos anos 80, ganhava muito bem. Um dos melhores salários do Brasil era o de professor, e hoje ninguém quer ser mais professor. Por quê? Com o salário que tem, com a falta de estrutura...

    V. Exa. mesmo acompanhou agora na Comissão Mista do Orçamento, nós aprovamos recursos para começar a concluir as obras paralisadas no Brasil, que são milhares de obras paralisadas, principalmente de creches, e a gente não tem realmente o respaldo no sentido de concluir essas obras, de colocar...

    E quero aqui parabenizar o Senado, pois nós aprovamos recentemente uma iniciativa do Senador Arns e também do meu querido ex-Presidente da Comissão de Educação, Dário Berger, que relatou o sistema nacional que cria agora o Custo Aluno-Qualidade, pelo menos isso. Não tem sentido uma escola não ter energia, não ter banheiro e, agora, imagine, sem internet, sem banda larga.

    Então, V. Exa. está coberto de razão, lamentavelmente a gente não vê ainda uma política de estado para a educação. Educação ainda é discurso no Brasil. Parabéns a V. Exa.

    Próximo orador inscrito, Senador Jean Paul Prates. (Pausa.)

    Ausente no Plenário.

    Primeiro, Senador Eduardo Girão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2022 - Página 12