Pela ordem durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 32, de 2019, que "Institui a Frente Parlamentar do Matopiba".

Elogio à decisão de abertura de concurso público no Senado Federal.

Agradecimento à Fundação Pio XII, de Barretos-SP, do Hospital de Amor, em razão da realização de exames preventivos de câncer em municípios do Estado do Maranhão.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Poder Legislativo:
  • Comentário sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 32, de 2019, que "Institui a Frente Parlamentar do Matopiba".
Atuação do Senado Federal:
  • Elogio à decisão de abertura de concurso público no Senado Federal.
Saúde:
  • Agradecimento à Fundação Pio XII, de Barretos-SP, do Hospital de Amor, em razão da realização de exames preventivos de câncer em municípios do Estado do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2022 - Página 54
Assuntos
Organização do Estado > Poder Legislativo
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, GRUPO PARLAMENTAR, DEFESA, REGIÃO, BIOMA, CERRADO, ESTADOS, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ESTADO DO PIAUI (PI), ESTADO DA BAHIA (BA).
  • ELOGIO, DECISÃO, ABERTURA, CONCURSO PUBLICO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SENADO.
  • AGRADECIMENTO, FUNDAÇÃO, BARRETOS (SP), HOSPITAL, CANCER, REALIZAÇÃO, EXAME, PREVENÇÃO, MUNICIPIOS, IMPERATRIZ, IMPERATRIZ (MA), BALSAS (MA), ALTO PARNAIBA (MA), TASSO FRAGOSO (MA), BARRA DO CORDA (MA), LORETO (MA), SAMBAIBA (MA).

    O SR. WEVERTON (PDT/CIDADANIA/REDE/PDT - MA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, primeiro o cumprimento pela condução que V. Exa. tem tido aqui na Mesa Diretora da nossa Casa. Reunião muito produtiva no dia de hoje.

    Em breve, eu pensei que V. Exa. já ia colocar extrapauta hoje a criação da nossa Frente Parlamentar em Defesa do Matopiba, que é importantíssimo, porque o Matopiba hoje é a última fronteira agrícola do mundo e está aqui no Brasil. São os Estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí, da Bahia. E vai ser muito importante essa grande frente que nós estamos defendendo.

    E quero dizer, Presidente, que também o parabenizo pela iniciativa de a Casa já abrir os próximos, o procedimento para abrir novos concursos públicos aqui no Senado Federal. Essas 19 vagas que vão abrir eu tenho certeza de que serão bastante importantes, e a nossa juventude, todo mundo está aguardando ansiosamente o edital.

    E encerro agradecendo, mais uma vez, a toda a equipe da Fundação Pio XII, de Barretos, em São Paulo, do Hospital de Amor. Nós estamos com o Hospital de Amor em Imperatriz. As duas carretas já começaram a rodar. Ela já esteve nos Municípios de Balsas, Alto Parnaíba, Tasso Fragoso. Nesses três Municípios já foram realizados mais de 600 exames preventivos, exames de mama e de colo do útero, que são exames importantes. Ela continua rodando. Nos próximos dias estará em Barra do Corda, Loureto e Sambaíba e vai continuar rodando o Maranhão.

    Espero que um dia a gente tenha carretas suficientes e hospitais preventivos suficientes para atender a todas as mulheres do Maranhão para que, assim, elas tenham o direito a continuar sua luta pela vida, porque, quando se faz o exame, se faz o diagnóstico e é óbvio que, descobrindo logo no início, ela tem o direito de lutar pela vida e a chance de recuperação é muito maior.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2022 - Página 54