Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 11, de 2022, que "Institui a Frente Parlamentar por um Brasil sem Jogos de Azar".

Manifestação contrária à aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 442, de 1991, que legaliza os jogos de azar no Brasil, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Poder Legislativo:
  • Comentário sobre a aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 11, de 2022, que "Institui a Frente Parlamentar por um Brasil sem Jogos de Azar".
Desporto e Lazer:
  • Manifestação contrária à aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 442, de 1991, que legaliza os jogos de azar no Brasil, em tramitação na Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2022 - Página 37
Assuntos
Organização do Estado > Poder Legislativo
Política Social > Desporto e Lazer
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, SENADO, FRENTE PARLAMENTAR, OBJETIVO, PROIBIÇÃO, JOGO DE AZAR.
  • COMENTARIO, OPOSIÇÃO, PROJETO DE LEI, TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, LIBERAÇÃO, JOGO DE AZAR.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu quero, em primeiro lugar, agradecer ao senhor, Presidente Rodrigo Pacheco, por colocar em pauta este projeto de resolução, e também agradecer, de coração, ao Senador Kajuru pela coragem de se posicionar em relação a esse assunto.

    Antes mesmo de eu imaginar, de eu sonhar em estar aqui podendo representar o povo do Ceará, podendo representar o meu estado no Senado Federal, eu já acompanhava o trabalho do Senador Kajuru, então Vereador lá em Goiânia, e muito me chamou atenção um discurso dele naquela casa, com um posicionamento forte sobre essa questão, Senador Nelsinho Trad, da jogatina. É algo que eu procurei estudar, e o Senador Kajuru é uma inspiração para isso – quero deixar isso publicamente registrado.

    Depois eu comecei a mergulhar nesse assunto, visitei países, Senador Kajuru, conversei com o meio acadêmico, conversei com instituições de fiscalização e controle dentro e fora do Brasil, e eu fiquei estarrecido com o que está por trás disso: um lobby poderosíssimo que destrói vidas e famílias inteiras. Quem não conhece alguém que já perdeu tudo com o jogo e que acabou com sua própria vida de forma total? E, além disso, no momento em que o cerco – pelo menos é isso que a gente tem a intenção de fazer –, o cerco está fechando para a corrupção, para a lavagem de dinheiro, para o caixa dois, a jogatina ou a liberação da jogatina...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE) – ... escancara a porta dessas mazelas que o Brasil não aguenta mais.

    A Câmara dos Deputados fez uma votação na calada da noite, agora nesse último recesso, e, de forma remota, virtual, votou, mas os próprios defensores da liberação dos jogos de azar souberam que, pelo resultado, eles ganharam perdendo, porque a quantidade de votos contra de Deputados superou os cálculos, tanto é que não dá nem para... Caso o Presidente da República vete – e o Presidente já disse que irá vetar, se isso um dia passar; eu espero que jamais passe neste Senado Federal –, eles não têm voto para derrubar o veto.

    E este é um dia histórico, este é um dia histórico!

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE) – Nós estamos formando uma frente parlamentar com quase a metade da Casa. Em poucos momentos a gente pegou as assinaturas, o que é difícil, inclusive porque nós estamos vivendo um momento ainda de pandemia, mas nós temos a maioria desta Casa conosco, nessa conscientização que envolve vários setores do Brasil.

    Então, eu agradeço mais uma vez, Senador Kajuru, temos uma grande missão pela frente. Ao Senador Rodrigo Pacheco muito obrigado, mais uma vez, por colocar em pauta e essa formalidade estar já feita aqui na Casa. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2022 - Página 37