Pela ordem durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença em Plenário do Deputado Federal Hildo Rocha, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combates a Endemias.

Comentário sobre a necessidade de se respeitar as conquistas dos trabalhadores nas áreas de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agentes Públicos, Saúde Pública, Servidores Públicos:
  • Registro da presença em Plenário do Deputado Federal Hildo Rocha, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combates a Endemias.
Remuneração, Saúde:
  • Comentário sobre a necessidade de se respeitar as conquistas dos trabalhadores nas áreas de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2022 - Página 37
Assuntos
Administração Pública > Agentes Públicos
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Administração Pública > Agentes Públicos > Servidores Públicos
Política Social > Trabalho e Emprego > Remuneração
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, DEPUTADO FEDERAL, PRESIDENTE, FRENTE PARLAMENTAR, DEFESA, AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE, AGENTE, COMBATE, ENDEMIA.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, RESPEITO, AQUISIÇÃO, DIREITOS, TRABALHO, AREA, ENFERMAGEM, AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE, ENDEMIA.

    O SR. WEVERTON (PDT/CIDADANIA/REDE/PDT - MA. Pela ordem.) – Presidente, é apenas para registrar a alegria de receber o colega Deputado Federal pelo Maranhão Hildo Rocha, que é Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combates a Endemias.

    Quero lembrar à nossa companheira Eliziane que a companheira Ilda Angélica é a Presidente Nacional, essa querida companheira, lá do Ceará, e que a nossa companheira maranhense Marleide é a Presidente da Federação. Todas estão aqui lembrando que essa luta pela valorização da carreira, como eu falei agora há pouco na tribuna, Presidente, é permanente. Por exemplo, no Maranhão, numa luta histórica já, de vários anos, os agentes têm a reivindicação para que o estado possa resolver a gratificação por desempenho desses profissionais, que não foi até hoje paga. Muitos estados passam por isso.

    Então, é preciso nós estarmos muito atentos e sensibilizados para que essas conquistas desses trabalhadores sejam respeitadas e aconteçam de forma natural, perene, como tem que ser, e não com o pires na mão, passando anos e anos pedindo, como se o Estado estivesse fazendo um favor para esses agentes, coisa que não é. É direito deles, e eu tenho certeza de que, no futuro, esse direito vai ser garantido, porque, com certeza, os agentes comunitários de saúde e de edemias serão mais felizes, assim como o Maranhão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2022 - Página 37