Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento ao Senador Izalci Lucas e ao Presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Senador Jaques Wagner, em razão da inclusão em pauta e da aprovação do Projeto de Lei (PL) n° 90, de 2020, que "Proíbe a produção e a comercialização de qualquer produto alimentício obtido por meio de método de alimentação forçada de animais".

Autor
Eduardo Girão (PODEMOS - Podemos/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Proteção aos Animais:
  • Agradecimento ao Senador Izalci Lucas e ao Presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Senador Jaques Wagner, em razão da inclusão em pauta e da aprovação do Projeto de Lei (PL) n° 90, de 2020, que "Proíbe a produção e a comercialização de qualquer produto alimentício obtido por meio de método de alimentação forçada de animais".
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2022 - Página 32
Assunto
Meio Ambiente > Proteção aos Animais
Matérias referenciadas
Indexação
  • AGRADECIMENTO, SENADOR, IZALCI LUCAS, JAQUES WAGNER, PRESIDENTE, COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, PROIBIÇÃO, PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, PRODUTO ALIMENTICIO, ORIGEM, OBRIGAÇÃO, ANIMAL, ALIMENTAÇÃO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - CE. Pela ordem.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Eu quero aqui agradecer – o motivo é de gratidão – ao Senador Izalci Lucas e ao Presidente da Comissão de Meio Ambiente Jaques Wagner, por hoje ter incluído na pauta um projeto que eu considero uma vitória da causa animal, mas, sobretudo, um projeto que acaba com a crueldade, que é você alimentar forçosamente, Senador Marcelo Castro, gansos, animais que não têm a noção de se está de manhã, de tarde ou de noite, sem descanso, para o seu fígado ficar superdimensionado e se fazer o foie gras, que é um patê, um aperitivo, que vale muito no mercado.

    A maioria dos países já proibiu esse tipo de exploração, de produção, de comercialização, e o Brasil, hoje, o Senado Federal cumpre seu papel e aprovou, de forma terminativa, a proibição desse tipo de crueldade contra os animais para ganhar dinheiro.

    Então, eu lhe agradeço a oportunidade e agradeço a todos os colegas que...

    A Senadora Leila fez um belíssimo relatório, comprometida realmente com a causa, e o Senador Izalci hoje brigou, no bom sentido da palavra, fez lá uma defesa, com o apoio do Presidente Jaques Wagner, da Comissão, e nós conseguimos uma grande vitória para essa causa.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2022 - Página 32