Discussão durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1070, de 2021 (Substitutivo da Câmara dos Deputados), que "Altera a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, para instituir a Campanha Junho Verde".

Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Meio Ambiente:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1070, de 2021 (Substitutivo da Câmara dos Deputados), que "Altera a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental, para instituir a Campanha Junho Verde".
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2022 - Página 16
Assunto
Meio Ambiente
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, SUBSTITUTIVO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, CRIAÇÃO, CAMPANHA, MES, JUNHO, PODER PUBLICO, UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, CONSCIENTIZAÇÃO, CONSERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONTROLE, POLUIÇÃO, RECURSOS NATURAIS.

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, em primeiro lugar, queria agradecer e parabenizar o Senador Reguffe pelo seu relatório, que aprimorou e melhorou a ideia de minha iniciativa.

    Na verdade, por uma questão de justiça, Sr. Presidente, a iniciativa é minha como várias das nossas iniciativas que são consequências de provocações, no bom sentido da palavra, de segmentos da sociedade. Nesse caso, a provocação de instituir esse processo foi da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, exatamente pensando a partir das palavras do Papa Francisco sobre a questão de como os humanos estão se relacionando com a casa maior, com o planeta Terra.

    Não há melhor forma de preservar que não sejam a educação e a conscientização, principalmente para aquelas gerações que serão as mais atingidas se nós continuarmos nessa marcha da insensatez e nos relacionarmos com o planeta de uma forma predatória.

    Acabamos de perder centenas de vidas em Pernambuco; no ano passado, foi na Bahia e em outros estados da Federação. Há a desertificação, o aquecimento, a questão dos oceanos, bem lembrada pelo Senador Reguffe – que comemoramos no dia de amanhã –, em que temos a possibilidade, se não mudarmos o nosso comportamento, de, no ano de 2050, termos mais peso em plástico depositado no fundo do mar do que vidas marítimas.

    Então, eu acho que a ideia, Sr. Presidente, é sempre aquela de que conscientizar, educar é melhor do que reprimir, por isso a ideia do projeto, repito – e agradeço a inspiração da CNBB –, da minha parte, como Presidente da Comissão de Meio Ambiente.

    Por isso, quero agradecer e pedir o voto de todos os colegas, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, pela aprovação do projeto.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2022 - Página 16