Pronunciamento de Flávio Arns em 07/06/2022
Discussão durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) n° 98, de 2018, que "Dispõe sobre a avaliação psicológica de gestantes e puérperas".
- Autor
- Flávio Arns (PODEMOS - Podemos/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Saúde:
- Discussão sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) n° 98, de 2018, que "Dispõe sobre a avaliação psicológica de gestantes e puérperas".
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/06/2022 - Página 22
- Assunto
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, REALIZAÇÃO, GESTANTE, PARTURIENTE, NECESSIDADE, AVALIAÇÃO, PSICOLOGO, POSSIBILIDADE, DESENVOLVIMENTO, DOENÇA MENTAL, MÃE.
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PR. Para discutir. Por videoconferência.) – Eu agradeço, Sr. Presidente.
Quero parabenizar, assim como a Senadora Zenaide Maia já fez também, a Senadora Leila Barros pelo relatório, pela discussão ampla com inúmeros profissionais e setores da sociedade, para aprimorar o projeto.
A área da saúde mental merece de todos nós atenção, apoio, oferta de alternativas, que devem ser muito variadas em função da diversidade de casos.
Particularmente, no que vem sendo relatado pela Senadora Leila, tem que haver também o acompanhamento da gestante, no nascimento, em situações difíceis que podem ocorrer durante a gestação, na presença de alguma dificuldade posterior, e isso vai fazer com que a saúde da mulher, da mãe, da gestante, do filho possa ser promovida.
Então, a gente só tem que enaltecer, Senadora Leila, o trabalho feito, junto com a sociedade, e dar toda a atenção, como eu mencionei, a essa área da depressão, da ansiedade, do medo, da angústia. São várias as áreas da saúde mental, de transtornos mentais que precisam de apoio, nas quais a gente inclui também o álcool e as drogas. E ter esse acompanhamento da gestante, da puérpera, da mãe é essencial. Então, meus parabéns. Estou plenamente de acordo com o relatório.
Obrigado.