Pela ordem durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta ao Senador Jorge Kajuru acerca da liberdade dos Senadores do Podemos para opinarem e votarem no Senado Federal, com ênfase para a assinatura de requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC). Afirmação de total liberdade, embora alguns membros do Partido tenham posição contrária à instalação da CPI.

Autor
Alvaro Dias (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade, Educação, Eleições e Partidos Políticos, Governo Federal:
  • Resposta ao Senador Jorge Kajuru acerca da liberdade dos Senadores do Podemos para opinarem e votarem no Senado Federal, com ênfase para a assinatura de requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC). Afirmação de total liberdade, embora alguns membros do Partido tenham posição contrária à instalação da CPI.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2022 - Página 27
Assuntos
Outros > Crime Contra a Administração Pública, Improbidade Administrativa e Crime de Responsabilidade
Política Social > Educação
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Matérias referenciadas
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTIONAMENTO, JORGE KAJURU, SENADOR, REFERENCIA, LIBERDADE, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PODEMOS (PODE), OPINIÃO, VOTO, SENADO, ENFASE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), INVESTIGAÇÃO, POSSIBILIDADE, CORRUPÇÃO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, CORRELAÇÃO, DESVIO, RECURSOS FINANCEIROS, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE).

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, apenas peço a palavra pela ordem, com a licença do Senador Acir.

    É que eu devo uma resposta ao Senador kajuru, que, da tribuna, indagou sobre a liberdade que os Senadores do Podemos possuem para opinarem e votarem aqui no Senado Federal. S. Exa. se referiu à CPI do MEC, que ele assinou.

    Eu quero afirmar a V. Exa., aos Senadores e aos interessados que o Senador Kajuru tem total liberdade. Ele assinou a CPI; se desejar integrar essa CPI, será indicado pelo partido, embora eu tenha uma posição contrária e outros membros da nossa bancada também tenham uma posição contrária à instalação dessa CPI por razões já conhecidas, porque já dissertamos sobre esse assunto em várias oportunidades.

    É um ano eleitoral, há uma investigação avançada, a Polícia Federal agindo com competência e com independência, revelando ser uma instituição de Estado e não de governo, o Ministério Público da mesma forma, o Supremo Tribunal Federal, a AGU, o Tribunal de Contas, os fatos estão sendo revelados diariamente com transparência, e uma CPI apenas, certamente, explorará o trabalho dos especialistas da Polícia Federal, transformando em um palanque aquilo que deveria ser algo da maior seriedade.

    A nossa posição é de respeito àqueles que a apoiam – inclusive ao Senador Kajuru, que tem total liberdade –, e, se a CPI for instalada, será indicado, sim, pelo partido para participar dela, e participará certamente com responsabilidade, com seriedade e competência, sem revanchismo. Mas a nossa posição, que já foi manifesta em várias oportunidades... Assinei todas as CPIs durante a minha trajetória política, mas eu não assino a CPI durante a campanha eleitoral. Há um desgaste enorme para essa instituição, sem dúvida, e não há nenhuma revelação diferente daquelas já feitas pela Polícia Federal especialmente.

    Eu acho que o nosso papel é apoiar a Polícia Federal para que ela possa prosseguir investigando e, certamente, nos representando. A nossa postura é de respeito à sociedade, àqueles que pagam impostos para que nós possamos trabalhar com seriedade.

    Por isso, eu respeito, repito, aqueles que querem a CPI, mas temos essa opinião divergente. Mas o Senador Kajuru terá toda liberdade para atuar como deseja

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2022 - Página 27