Pela ordem durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a importância do autoexame para diagnóstico precoce de neoplasias. Congratulações à mobilização nacional em favor a aprovação do Projeto de Lei nº 2033, de 2022, que prevê a cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar.

Autor
Dra. Eudócia (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AL)
Nome completo: Eudocia Maria Holanda de Araujo Caldas
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Saúde Suplementar:
  • Destaque para a importância do autoexame para diagnóstico precoce de neoplasias. Congratulações à mobilização nacional em favor a aprovação do Projeto de Lei nº 2033, de 2022, que prevê a cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2022 - Página 37
Assunto
Política Social > Saúde > Saúde Suplementar
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, EXAME MEDICO, IDENTIFICAÇÃO, CANCER, MULHER.
  • CONGRATULAÇÕES, ENTIDADE, PARTICIPAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, OBRIGATORIEDADE, COBERTURA, PLANO DE SAUDE, SAUDE SUPLEMENTAR, TRATAMENTO DE SAUDE, PROCEDIMENTO, EXCLUSÃO, ABRANGENCIA, AGENCIA NACIONAL DE SAUDE SUPLEMENTAR (ANS), RELAÇÃO, CARATER TAXATIVO.

    A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - AL. Pela ordem.) – Eu queria um aparte, Sra. Presidente.

    Eu queria só fazer um aparte, Senador Nelsinho Trad, da importância, antes de chegar ao médico ou de ter um atendimento médico específico, do autoexame. O autoexame é de suma importância. As mulheres que estão aqui no Plenário, que estão participando de forma direta ou indireta desta sessão... Essa atitude é tão simples, mas salva vidas, salva mulheres. Então, o autoexame é de suma importância, tem que ser feito de uma forma rotineira e, na dúvida, procurar atendimento médico de forma célere, para que de uma forma precoce seja dado o diagnóstico, como o Senador Nelsinho Trad colocou, não só especificamente no caso da mama, que é o caso que está em questão, mas ampliando também para outras neoplasias que a gente vem acompanhando ao longo da nossa experiência médica.

    Quero agradecer a V. Exa., Eliziane, e queria colocar só mais uma questão: eu queria cumprimentar a todos que estão aqui presentes no Plenário e registrar que está havendo uma mobilização nacional contra o rol taxativo e a favor do rol exemplificativo, pela aprovação do PL n° 2.033 sem alterações, pois a vida tem pressa.

    Eu quero parabenizar todos os envolvidos. Aqui temos algumas associações, como as de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas... E, em Alagoas, como é o meu estado, eu tive a oportunidade de estar com a Junny Freitas, que é a coordenadora do Instituto...

(Soa a campainha.)

    A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - AL) – ... Lagarta Vira Pupa, do nosso Estado das Alagoas, e ela tem parceria com Andréa Werner, de São Paulo, que é a fundadora desse instituto, que vem entrando em contato comigo. E é motivo de muita honra poder recebê-las e poder estar lado a lado com vocês nessa luta. E queria dizer a todos vocês que podem contar comigo, com a Senadora Dra. Eudócia, e também enfatizar para vocês que irei lutar também para antecipar, dentro do que for possível, essa discussão e essa votação.

    Quero mandar uma um abraço para todos vocês que estão nessa luta e dar os meus parabéns mais uma vez.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2022 - Página 37