Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre o Requerimento (RQS) n° 34, de 2023, que "Requer, nos termos do art. 74, II, do Regimento Interno do Senado Federal, a constituição de uma Comissão Temporária Externa composta de 3 membros titulares para, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, acompanhe "in loco" a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros de suas terras".

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
População Indígena:
  • Comentário sobre o Requerimento (RQS) n° 34, de 2023, que "Requer, nos termos do art. 74, II, do Regimento Interno do Senado Federal, a constituição de uma Comissão Temporária Externa composta de 3 membros titulares para, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, acompanhe "in loco" a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros de suas terras".
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2023 - Página 15
Assunto
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, COMISSÃO EXTERNA, ACOMPANHAMENTO, CRISE, TRIBO YANOMAMI, REMOÇÃO, GARIMPEIRO, RESERVA INDIGENA, REGIÃO AMAZONICA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Vanguarda/PP - RR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, eu quero aqui enfatizar a sua preocupação e a preocupação desta Casa com a crise humanitária que está acontecendo no nosso Estado de Roraima.

    Nós, que já somos vítimas de uma imigração desenfreada de venezuelanos que gerou uma população de 10% a mais na nossa população natural, agora, além dos venezuelanos que perambulam pela nossa cidade em situação de vulnerabilidade, apesar de todo o trabalho da Operação Acolhida, temos indígenas e temos garimpeiros saindo da área indígena em situação muito complicada no estado. E a nossa preocupação – já conversamos inclusive sobre o assunto – é que haja um ambiente de conflagração na nossa capital Boa Vista. Por isso, nós solicitamos essa Comissão Externa. Eu queria também aqui enfatizar que dois Deputados Federais querem acompanhar a nossa Comissão: o Deputado Duda Ramos e o Deputado Zé Haroldo Cathedral.

    Eu queria também solicitar a V. Exa. que nós pudéssemos disponibilizar um helicóptero para sairmos de Boa Vista e irmos até a única base, o Pelotão de Surucucu, onde haverá uma reunião com o Ministro da Defesa e vários membros do Poder Executivo do nosso País. Então, Presidente, que nós possamos nos organizar para sairmos daqui amanhã, bem cedo, para que possamos aproveitar o dia todo em Surucucu e Boa Vista.

    Muito obrigado, Presidente. Muito obrigado, Sras. e Srs. Senadores.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Dr. Hiran, eu consulto V. Exa., porque vejo que o requerimento faz incluir os três Senadores da representação de Roraima na Comissão Externa.

    O SR. DR. HIRAN – Isso.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Está definido que serão os três? Não haverá participação de Senadores de fora?

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Vanguarda/PP - RR) – Serão os três Senadores. Nós havíamos convidado a nossa Senadora, querida amiga e colega médica, Zenaide Maia, mas ela está impossibilitada de fazer parte. Temos também dois Deputados Federais que manifestaram interesse de acompanhar. Então, eu pediria sua devida vênia para que pudessem nos acompanhar como convidados o Deputado Duda Ramos e o Deputado Zé Haroldo Cathedral.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2023 - Página 15