Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) n° 130, de 2018, que "dispõe sobre a realização de exames em gestantes".

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Saúde:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) n° 130, de 2018, que "dispõe sobre a realização de exames em gestantes".
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2023 - Página 63
Assunto
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • DESARQUIVAMENTO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, INCLUSÃO, PROTOCOLO, SAUDE, GESTANTE, REALIZAÇÃO, EXAME MEDICO, PROCEDIMENTO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO, ALTERAÇÃO, IMPEDIMENTO, VIABILIDADE, GRAVIDEZ.

    O SR. WEVERTON (PDT/PDT - MA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero agradecer aqui a todos os Senadores e Senadoras que assinaram o meu pedido de desarquivamento do PLC 130/2018. Esse projeto trata do ecocardiograma fetal.

    Eu tenho, desde 2018, lutado aqui nesta Casa e agora, desarquivado, eu queria pedir que V. Exa. incluísse na pauta de votação esse PLC, que é muito importante.

    Hoje uma mulher grávida, durante a sua gravidez, faz cerca de quatro exames de ecocardiograma fetal na rede particular. E, no público, somente para as mulheres com risco. Cerca de 10% das mortes com questões cardíacas envolvidas de crianças poderiam ser evitadas com um simples exame como o ecocardiograma fetal. Então, eu gostaria de pedir a V. Exa. que o incluísse na pauta.

    E também, Presidente, registrar aqui a presença do Deputado Osmar Filho, que é Presidente do nosso partido, o PDT, em São Luís, da nossa capital. Ele, que tem um grande trabalho lá no Maranhão, também na nossa capital e na Baixada Maranhense, veio aqui conversar sobre os problemas da Baixada Maranhense e também das chuvas pelas quais o Maranhão está sendo fortemente atingido.

    Hoje o Ministro Waldez Góes com o Ministro Juscelino e vários outros representantes do Governo Federal foram em comitiva para o Maranhão fazer a visita e olhar de perto o estado de emergência, de calamidade que os municípios maranhenses estão vivendo por conta da chuva. Infelizmente, são muitos municípios que estão debaixo d'água e que precisam do apoio do Governo Federal.

    Era isso, Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2023 - Página 63