Como Relator durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Como Relatora sobre o Projeto de Lei (PL) n° 81, de 2022, que "Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para ampliar o direito da mulher de ter um acompanhante nos atendimentos realizados nos serviços de saúde públicos e privados".

Autor
Tereza Cristina (PP - Progressistas/MS)
Nome completo: Tereza Cristina Correa da Costa Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Como Relator
Resumo por assunto
Mulheres, Saúde:
  • Como Relatora sobre o Projeto de Lei (PL) n° 81, de 2022, que "Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para ampliar o direito da mulher de ter um acompanhante nos atendimentos realizados nos serviços de saúde públicos e privados".
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2023 - Página 71
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • RELATOR, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, GARANTIA, DIREITOS, MULHER, ESCOLHA, ACOMPANHAMENTO, PESSOA FISICA, REALIZAÇÃO, PROCEDIMENTO, ASSISTENCIA MEDICA, CIRURGIA, EXAME MEDICO, SERVIÇO DE SAUDE.

    A SRA. TEREZA CRISTINA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - MS. Como Relatora.) – Eu quero dizer da importância desse projeto para as mulheres. Temos aí visto o que acontece e o Senador Vanderlan acabou de colocar.

    Mas eu gostaria de parabenizar o Deputado Julio Cesar Ribeiro, que foi o homem que fez esse projeto, teve a sensibilidade de saber os problemas que uma mulher anestesiada ou com a consciência passa por esse sofrimento.

    Então, eu quero aqui agradecer a todos que contribuíram para esse projeto. Eu fui a Relatora, mas ao Senador Izalci, ao Senador Mourão, à Senadora Eliziane Gama, enfim, a todos que fizeram com que esse projeto pudesse chegar aqui, hoje, Presidente, ser relatado, ser aprovado. E eu tenho certeza de que isso vai trazer mais tranquilidade a todas as mulheres que passam por procedimentos com sedação. Então, muito obrigada a todos.

    E eu quero aproveitar aqui, para finalizar, Presidente, hoje é o Dia Internacional da Água. O Brasil tem quase 14% de toda a água potável do mundo. E é muito importante que o Brasil consiga conservar essa água. Então, eu quero aqui hoje, não podia deixar de exaltar este dia tão importante para a humanidade, que é a preservação e a conservação da água potável, que é um elemento de saúde vital para nós todos no mundo, no planeta.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2023 - Página 71