Pronunciamento de Izalci Lucas em 30/03/2023
Discussão durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1836, de 2019, que "Institui a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental".
- Autor
- Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1836, de 2019, que "Institui a campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental".
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/03/2023 - Página 21
- Assunto
- Honorífico > Data Comemorativa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, CAMPANHA, MES, PROMOÇÃO, SAUDE MENTAL.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discutir.) – Bem, acho que o maior problema do Brasil hoje é essa questão da saúde mental. E uma das coisas que nós já discutimos diversas vezes é que houve uma tentativa de colocar o psicólogo, por exemplo, nas escolas, como deveria ser, a saúde também participando da educação. Mas, aqui no Brasil não tem isso, cada ministério é como se fosse um governo diferente. Então, o que a gente percebe – eu tenho andado muito nas escolas – é que a situação não só dos alunos, mas principalmente dos professores é uma questão que merece realmente uma solução com relação a isso.
Mas é geral. Depois da pandemia, acho que 90% da população, ainda mais com a dívida que está aí, com todo mundo devendo – quero aqui parabenizar o nosso querido Senador Rodrigo Cunha, que apresentou um projeto, que já implantou lá em Alagoas, de sucesso, de tentar acertar, ajustar essas dívidas aí –, a população está doente.
Então, é um projeto meritório e que merece até uma discussão com relação à saúde, à educação, à segurança. Há muito suicídio na segurança. Então, a gente precisa, Senador Veneziano – parabéns a V. Exa. –, agora votar realmente e, talvez, desmembrar para discutir alguns setores que são prioritários.
Muito obrigado. Parabéns!