Pela ordem durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com o governo federal pela maneira como vem conduzindo a relação com o agronegócio brasileiro. Considerações sobre reunião entre os Ministros de Estado Geraldo Alckmin, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura e Pecuária; e Alexandre Silveiro, do Ministério de Minas e Energia, e empresários do agronegócio dos Estados de Goiás e São Paulo.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Governo Federal, Segurança Pública:
  • Satisfação com o governo federal pela maneira como vem conduzindo a relação com o agronegócio brasileiro. Considerações sobre reunião entre os Ministros de Estado Geraldo Alckmin, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura e Pecuária; e Alexandre Silveiro, do Ministério de Minas e Energia, e empresários do agronegócio dos Estados de Goiás e São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2023 - Página 29
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, COMENTARIO, REUNIÃO, GERALDO ALCKMIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), CARLOS FAVARO, MINISTERIO DA AGRICULTURA E PECUARIA, ALEXANDRE SILVEIRA, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), PARTICIPAÇÃO, EMPRESARIO, AGRONEGOCIO, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, ATUAÇÃO, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA.
  • COMENTARIO, OCORRENCIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MUNICIPIO, REGIÃO NORTE, ESTADO DE GOIAS (GO), ADOLESCENTE, LESÃO CORPORAL, PROFESSOR, ALUNO, COBRANÇA, FLAVIO DINO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PLATAFORMA, MIDIA SOCIAL, COMBATE, VIOLENCIA, REMOÇÃO, CONTA DIGITAL, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, PREVENÇÃO, REPRESSÃO, VITIMA, EXERCICIO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Antes de me dirigir ao amigo, irmão Girão, na Presidência da sessão, eu queria, primeiro, concordar com o Zequinha, concordar com a Ministra Tereza Cristina, que foi notável, entrou para a história do Brasil, mas eu lamento dizer que, no meu Estado de Goiás, eu não estou tendo essa indignação com o Governo Lula e aqui lhe dou argumentos e motivos.

    Desde a semana passada os Ministros Alckmin, Carlos Fávaro e Alexandre Silveira receberam – eu os trouxe – os 30 maiores empresários do agronegócio de Goiás, de São Paulo – um, inclusive, é o maior da América Latina em confinamento, o Paulo Leite –, o Celso, de Ribeirão Preto, com cem mil bois, que investem no Estado de Goiás, e foram fechadas ontem parcerias, geração de emprego.

    Portanto, em relação ao Estado de Goiás – eu acho que cada Senador tem que fazer esse papel, e os ministros devem receber os Parlamentares, que devem trazer os empresários aqui –, eu fiquei satisfeito.

    Com relação ao MST, evidentemente que eu penso 100% como a Sra. Ministra e como o Sr. Senador.

    Mas, querido Girão, eu sei que é a sua pauta também.

     Eu quero aqui repassar aos amigos e amigas do Senado mais uma triste ocorrência em escola. Um adolescente de 13 anos esfaqueou uma professora e dois colegas hoje cedo em Santa Teresa de Goiás, na região norte do estado que represento. O agressor foi contido por um faxineiro. Felizmente neste caso não houve morte, como em São Paulo e Blumenau.

    Adiciono a essa outra informação.

    O Ministro da Justiça, Flávio Dino, está cobrando das plataformas das redes sociais maior efetividade na guerra digital contra a violência. O Governo já pediu a remoção de 551 contas no Twitter por uso de hashtags que incitaram ataques às escolas. Nada foi feito. Lamento! Isso não pode ser tolerado. Plataformas de redes sociais não podem ficar à margem da lei e se permitirem servir de palco para a incitação ao crime.

    Aqui concluo, cumprimentando as Organizações Globo, que não informarão mais esse tipo de tragédia, de barbárie, como mostrar a criança, como mostrar o professor agredido, esfaqueado – no caso, até de morte; e também armas, como machadinha, porque com isso a imprensa acaba prejudicando. Marginais querem ter dois minutos de fama, e acabam provocando tudo isso.

    Eu entrei com um projeto de lei em 30 de setembro de 2019, para o qual eu lembro que eu tive a sua assinatura, Eduardo Girão, Senador do Ceará. E agora o Presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, acabou de confirmar que vai ser relatado por nosso companheiro e amigo pessoal Senador Oriovisto Guimarães, que é um homem da educação. Nós queremos exigir das escolas catracas eletrônicas, detector de metais e uma segurança rigorosa. Isso não dá para continuar acontecendo, porque a cada semana há um fato desse e a imprensa – no caso, rede social –, para mim, tinha que ser retirada do ar imediatamente, porque por muito menos você foi retirado do ar por Ministro do Supremo Tribunal Federal e eu fui retirado e multado em R$100 mil! Só que agora nós estamos falando de vida.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2023 - Página 29