Pronunciamento de Paulo Paim em 24/04/2023
Presidência durante a 35ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar o primeiro centenário da Lei Eloy Chaves, considerada a origem da previdência social no Brasil.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Previdência Social:
- Sessão Especial destinada a celebrar o primeiro centenário da Lei Eloy Chaves, considerada a origem da previdência social no Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/04/2023 - Página 30
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Previdência Social
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, CENTENARIO, PROMULGAÇÃO, NORMA JURIDICA, ORIGEM, PREVIDENCIA SOCIAL, BRASIL.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Agradeço ao Wilson Pereira, Diretor da Nova Central Sindical de Trabalhadores. Fica aqui meu abraço ao Oswaldo, que se recupere rapidamente. Sei que ele está doente. E o abraço carinhoso também ao Moacyr.
Agradeço aos amarelinhos, porque eles iam para o Rio Grande do Sul – ele fez eu viajar no tempo aqui – nas minhas campanhas. Nas minhas campanhas eles se deslocavam para lá. Chegavam lá em ônibus e ficavam lá durante todo o período – todo eu não digo, mas um mês ficavam lá. E eram conhecidos como os amarelinhos. Obrigado. É bom lembrar essas parcerias, não é? Teve uma época em que todas as centrais tiraram um documento em apoio ao nosso mandato, não é, Valeir? Lembra? Todas as centrais... Isso foi muito bom. Eu, que venho nesta Casa desde a Constituinte, poder lembrar momentos como esse...
Passamos a palavra...
Ah, é importante também, Wilson, você ter se lembrado da CPI da Previdência, que eu tive a satisfação... O Hélio José foi o Relator; eu fui o Presidente. Ali o maior problema era o devedor contumaz: ele deve, não nega e não paga. E isso tem que haver algum movimento para combater.
Neste momento, eu passo a palavra o Sr. Valeir Ertle, Secretário Nacional de Assuntos Jurídicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).