Pela ordem durante a 48ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva e de integrantes do governo por desfavorecer a exploração de petróleo e gás nos Estados do Maranhão, Amapá e Amazonas devido a promessas de ajuda financeira dos Estados Unidos para o Fundo Amazônia.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Energia, Meio Ambiente:
  • Críticas à Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva e de integrantes do governo por desfavorecer a exploração de petróleo e gás nos Estados do Maranhão, Amapá e Amazonas devido a promessas de ajuda financeira dos Estados Unidos para o Fundo Amazônia.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2023 - Página 66
Assuntos
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Meio Ambiente
Matérias referenciadas
Indexação
  • CRITICA, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA, IMPEDIMENTO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, GAS, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DO MARANHÃO (MA), MOTIVO, PROMESSA, AUXILIO FINANCEIRO, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DESTINAÇÃO, FUNDO AMAZONIA.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Será uma oportunidade, Sr. Presidente – enquanto o Senador Weverton analisa ali o relatório – e também Senador Alessandro, porque a gente ouve cada conversa ambiental que nos dá medo.

    Veja bem, eu sou da Amazônia. Da foz do Amapá e da foz do Amazonas, para onde quer se tirar petróleo e gás, está a 580km. Da Foz do Amazonas até onde quer se tirar. Na Guiana Inglesa e na Guiana Francesa, grandes defensores do meio ambiente mundial, estão se explorando petróleo e gás em abundância.

    O Amapá, que é o estado que precisa...

    O Maranhão precisa da exploração desse petróleo. E agora a gente vê hoje o Presidente da Petrobras tomar uma decisão corajosa, muito corajosa, de fazer o enfrentamento, mas para ele fazer o enfrentamento, Senador Alessandro, nós temos que ter produção de petróleo e gás. Hoje nós estamos importando, Senador Rodrigo Pacheco, o gás de outros países para as termoelétricas a gás, e nós temos em quantidade para ser explorado na Amazônia. Mas eu vejo que algumas pessoas, na questão ambiental – e aí eu falo na Ministra Marina e em algumas pessoas do próprio Governo do Presidente Lula –, ficam satisfeitas quando os americanos prometem uma ajuda para o Fundo Amazônia. Nós não precisamos dessa ajuda. Eles estão dando essa ajuda para que a gente não possa explorar aquilo que nós temos. Esta é a contrapartida: é vender a nação brasileira, e aí não tem ministro e não tem ministra que possa não discutir essa questão, seja quem for. O Maranhão perde com isso, o Amapá perde com isso, a Amazônia perde com isso. Então, não há bondade nessas questões ambientais, porque os Estados Unidos têm uma bacia – eles estão preservando aquilo, estão segurando aquilo – e tentam fazer bondade para que a gente não possa explorar.

    Um dos maiores absurdos que está sendo discutido é a foz do Amazonas no Amapá estar em um lugar onde vai ser, possivelmente, futuramente explorado o gás: a 580km da foz do Amazonas. É a mesma situação do Estado do Maranhão, Senador Weverton, que também tem essa riqueza, e que, por questões de interesses internacionais, a gente não pode explorar sustentavelmente essas riquezas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2023 - Página 66