Pronunciamento de Rodrigo Pacheco em 25/05/2023
Presidência durante a 53ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Homenagem ao Deputado Federal Ricardo Izar, autor do Projeto de Lei (PL) n° 2730, de 2020, que "Institui o mês de abril como o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson e estabelece como seu símbolo a tulipa vermelha".
- Autor
- Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
- Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Saúde:
- Homenagem ao Deputado Federal Ricardo Izar, autor do Projeto de Lei (PL) n° 2730, de 2020, que "Institui o mês de abril como o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson e estabelece como seu símbolo a tulipa vermelha".
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/05/2023 - Página 11
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DEPUTADO FEDERAL, RICARDO IZAR, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, COMEMORAÇÃO, MES, CONSCIENTIZAÇÃO, DOENÇA DE PARKINSON.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Obrigado, Senador Ciro Nogueira. Gostaria de fazer de suas palavras as minhas em homenagem ao grande Deputado Ricardo Izar, de quem fui colega na Câmara dos Deputados. Um grande Parlamentar, um homem dedicado a boas causas, então, de fato leve no trato, muito educado, muito cordial, que é autor desse Projeto de Lei 2.730, de 2020, e é também um grande defensor da causa animal. Nós devemos também reconhecer o protagonismo do Deputado Ricardo Izar também nessa matéria, mas esse projeto institui o mês de abril como o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson e estabelece um símbolo, que é a tulipa vermelha. E esse Mês da Conscientização da Doença de Parkinson vai buscar divulgar os sintomas da doença para melhorar o diagnóstico precoce, promover a participação dos familiares, dar suporte ao desenvolvimento científico e tecnológico para o tratamento da doença, estimular a contribuição para o desenvolvimento de terapias multidisciplinares, ratificar o direito ao medicamento e às formas de tratamento disponíveis.
A Organização Mundial da Saúde estima que 200 mil pessoas são acometidas pela doença de Parkinson no Brasil. Então, é um importante movimento de conscientização a partir do Parlamento brasileiro, para que, quanto mais cedo seja diagnosticada, melhor seja o tratamento.
Então, enalteço aqui o trabalho do autor, Deputado Ricardo Izar, também do nosso Relator, Senador Styvenson Valentim, e esse pronunciamento de V. Exa., de fato, nessa discussão, que coroa esse projeto que em instantes será aprovado.
Senador Omar Aziz.