Discussão durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 11, de 2023, que "Cria, no Senado Federal, a Frente Parlamentar de Relacionamento com os BRICS".

Autor
Cid Gomes (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Cid Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Poder Legislativo:
  • Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 11, de 2023, que "Cria, no Senado Federal, a Frente Parlamentar de Relacionamento com os BRICS".
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2023 - Página 72
Assunto
Organização do Estado > Poder Legislativo
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, SENADO, FRENTE PARLAMENTAR, RELACIONAMENTO, BRASIL RUSSIA INDIA CHINA E AFRICA DO SUL (BRICS), AMBITO, DURAÇÃO, OBJETIVO.

    O SR. CID GOMES (PDT/PDT - CE. Para discutir.) – Eu quero parabenizar o Senador Weverton pelo relatório, dizer que fiquei muito mais feliz de ouvir o teor do relatório, muito bem colocado pelo Senador Weverton, na voz da nossa querida Senadora Leila. Foi bem mais agradável.

    Mas o que eu quero mesmo, Sr. Presidente, é parabenizar o Senador Irajá pela iniciativa de formar essa frente. O Brasil tem que se apegar com todas as suas energias a esse grupo de países que compõem o conhecido Brics. Estamos nos referindo ao nosso país, "b" de Brasil; "r" de Rússia, vivendo um momento complicado nas relações internacionais, mas é um país de grande potencial, que pode estreitar mais suas relações com o Brasil; Índia, que é hoje o país de maior população do mundo, já superou a China em população; África do Sul, para que a gente tenha uma economia de maior potencial na África, é importante essa relação do Brasil com o continente africano; e principalmente a China, a China é a maior economia do mundo, aliás, a segunda maior economia do mundo, mas brevemente será a primeira, e é o parceiro mais importante do Brasil nas nossas relações comerciais. Então é fundamental que a gente estreite e que essas relações não se deem só no nível do Executivo, com toda a competência que tem o nosso Itamaraty, mas que o Parlamento brasileiro, de modo especial esta Casa, o Senado, possa estabelecer uma relação com esses países.

    E eu tomo a liberdade, Sr. Presidente, de sugerir o nome do Senador Irajá para presidir esse grupo, que, com certeza, tem um trabalho importantíssimo pela frente.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2023 - Página 72